Economia Titulo
China e UE prosseguem discussoes sobre OMC
Por Do Diário do Grande ABC
16/05/2000 | 08:17
Compartilhar notícia


As negociaçoes européias e chinesas para a entrada de Beijing na Organizaçao Mundial do Comércio (OMC) prosseguem nesta terça-feira, após as discussoes iniciadas nesta segunda consideradas construtivas por ambas as partes.

Esta foi a quarta rodada realizada este ano entre os dois lados, segundo declaraçao de Anthony Gooch, porta-voz de Pascal Lamy, representante da Uniao Européia (UE) no encontro. Lamy e o ministro do Comércio Exterior chinês, Shi Guangsheng, estiveram reunidos por mais de 90 minutos.

A aprovaçao da UE, integrada por 15 naçoes, é a mais significativa dentre os sete membros da OMC, na luta da China pelo acesso à corporaçao, que regulamenta o comércio internacional, sediada em Genebra. A China espera unir-se ao grupo ainda este ano, após 14 anos de tentativas. Em troca, a UE quer mais acesso para as empresas européias de telecomunicaçoes, serviços financeiros e automobilismo, bem como reduçao de tarifas.

Um acordo desse porte poderia ajudar ainda a obter a aceitaçao dos Estados Unidos, apesar da oposiçao ferrenha de setores do congresso norte-americano, que vetaram anteriormente a participaçao da China na OMC pelo seu recorde em violaçao de direitos humanos, direitos do trabalho e liberdade religiosa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;