Esportes Titulo
Judoca de S.Bernardo conquista medalha inédita
Kati Dias
Especial para o Diário
19/10/2004 | 09:36
Compartilhar notícia


A medalha de bronze obtida pela judoca de São Bernardo, Aline Puglia, no Campeonato Mundial Júnior de Judô, em Budapeste (Hungria), foi mais um passo dado pelo judô feminino rumo à conquista de seu espaço. "O resultado de Aline na competição demonstrou a evolução feminina na modalidade", disse o primeiro campeão olímpico do esporte - em Seul (1988) -, Aurélio Miguel. A atleta de 19 anos foi a primeira brasileira da categoria pesado a ganhar uma medalha em competições mundiais.

O técnico do A.D. São Caetano, Mário Tsui Tsui, acredita que a judoca de São Bernardo desponta como uma das futuras titulares da seleção permanente. "A Aline é uma atleta disciplinada e tem condições de disputar os Jogos Pan-Americanos de 2007 - no Rio de Janeiro - e, quem sabe, conquistar uma vaga para a Olimpíada de Pequim (2008)", afirmou.

Para o tio e técnico Alessandro Puglia, o resultado obtido pela atleta foi a realização de um objetivo traçado quando a judoca tinha apenas oito anos e começou a treinar no Volkswagen Clube. "O bronze de Aline foi uma vitória. Ela lutou com as melhores atletas do mundo e obteve o seu espaço", afirmou. Segundo Puglia, a judoca subiu mais um degrau para lutar por um lugar entre os titulares do Brasil. "A Aline venceu a Priscila Marques (a atual representante brasileira na categoria pesado adulto) num desafio realizado no clube Hebraica, no final de agosto. O resultado demonstra que a judoca tem plenas condições de brigar pela vaga", disse Puglia.

Campanha - A judoca estreou, no dia 15, com vitória diante da turca Gulsah Kokaturk. Em seguida, voltou ao tatame e ganhou da norueguesa Denise Jongerkryg e passou para a semifinal que foi realizada no dia 17. Aline não resistiu à japonesa Mai Tateyama e perdeu a chance de lutar pelo ouro. Mais tarde, derrubou a inglesa Sarah Adlington e ficou com bronze. Os judoca Marcos Alves (meio-médio) ficou em quinto, enquanto a meio-pesado Claudirene Cezar e o pesado João Gabriel Schlittler terminaram em sétimo lugar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;