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Motor rodoviário da Mercedes é aprovado pelo Proconve P5
Por Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
03/12/2004 | 10:05
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O motor para ônibus rodoviário OM 926 LA, da Mercedes-Benz – marca da DaimlerChrysler que produz ônibus e caminhões com fábrica em São Bernardo –, foi certificado pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A certificação atesta que o motor está de acordo com as exigências do Proconve P5 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).

O Proconve P5 corresponde ao Euro III, legislação de emissões praticada atualmente na Europa para veículos comerciais. O programa brasileiro foi estabelecido pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e o Ibama é o órgão responsável pela sua execução.

O Proconve está agora na fase 5 para veículos comerciais e prevê que os limites de emissão de poluentes se tornem progressivamente mais rigorosos. O nível atual limita a emissão de monóxido de carbono (CO) em 2,1 g/kWh (grama por quilowatt hora), os hidrocarbonetos (HC) em 0,66 g/kWh, os óxidos de nitrogênio em 5 g/kWh e o material particulado em 0,10 g/kWh.

O motor OM 926 LA equipa o chassi rodoviário O 500 R e será produzido dentro das especificações do Proconve 5 a partir de janeiro de 2005, quando a legislação entrará em vigor para os ônibus rodoviários. A Cetesb acompanhou os testes e aprovou o modelo.

O Proconve P5 já vale para modelos urbanos e, até 2006, será estendido a todos os motores produzidos para ônibus, caminhões e utilitários. Todos os chassis urbanos fabricados pela Mercedes-Benz atendem às exigências do programa. Entre os caminhões, os modelos Accelo, Atego e os utilitários Sprinter também estão de acordo com o programa, que só começa a valer para esse tipo de veículo no ano que vem.

Frenagem – O chassi O 500 R também foi testado pelo Centro de Desenvolvimento da DaimlerChrysler do Brasil e todas as etapas da avaliação foram acompanhadas por técnicos da Cetesb. O chassi possui suspensão pneumática integral (a mesma da série O 400), freio pneumático e limitador de velocidade. O modelo conta com o sistema Top Brake, que confere maior potência ao equipamento e segurança nas frenagens, além de exigir menos trocas de marchas.




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