O Proconve P5 corresponde ao Euro III, legislação de emissões praticada atualmente na Europa para veículos comerciais. O programa brasileiro foi estabelecido pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e o Ibama é o órgão responsável pela sua execução.
O Proconve está agora na fase 5 para veículos comerciais e prevê que os limites de emissão de poluentes se tornem progressivamente mais rigorosos. O nível atual limita a emissão de monóxido de carbono (CO) em 2,1 g/kWh (grama por quilowatt hora), os hidrocarbonetos (HC) em 0,66 g/kWh, os óxidos de nitrogênio em 5 g/kWh e o material particulado em 0,10 g/kWh.
O motor OM 926 LA equipa o chassi rodoviário O 500 R e será produzido dentro das especificações do Proconve 5 a partir de janeiro de 2005, quando a legislação entrará em vigor para os ônibus rodoviários. A Cetesb acompanhou os testes e aprovou o modelo.
O Proconve P5 já vale para modelos urbanos e, até 2006, será estendido a todos os motores produzidos para ônibus, caminhões e utilitários. Todos os chassis urbanos fabricados pela Mercedes-Benz atendem às exigências do programa. Entre os caminhões, os modelos Accelo, Atego e os utilitários Sprinter também estão de acordo com o programa, que só começa a valer para esse tipo de veículo no ano que vem.
Frenagem – O chassi O 500 R também foi testado pelo Centro de Desenvolvimento da DaimlerChrysler do Brasil e todas as etapas da avaliação foram acompanhadas por técnicos da Cetesb. O chassi possui suspensão pneumática integral (a mesma da série O 400), freio pneumático e limitador de velocidade. O modelo conta com o sistema Top Brake, que confere maior potência ao equipamento e segurança nas frenagens, além de exigir menos trocas de marchas.
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