Cultura & Lazer Titulo
Música de João do Vale é tema de evento
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
14/10/2004 | 09:46
Compartilhar notícia


O artista popular maranhense João do Vale (1934-1996) é o homenageado desta semana no Sesc Santo André (r. Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1250). O autor de Carcará completaria 70 anos dia 11 deste mês e, para lembrar a data, o evento no Sesc terá bate-papo com o biógrafo do artista e show de Luiz Vieira, um importante parceiro de composição de João do Vale. A entrada é franca.

Nesta quinta, às 19h30, o escritor e jornalista Márcio Paschoal recebe o público para uma sessão de autógrafos de seu livro Pisa na Fulô, Mas Não Maltrata o Carcará. Lançada em 2000, essa biografia traz curiosidades de vida e obra do compositor maranhense. Logo em seguida, às 20h30, Paschoal inicia uma conversa com o público. O assunto, obviamente, é João do Vale.

Para esta sexta, às 21h, está marcada a apresentação do músico Luiz Vieira, que mostra um repertório com as principais músicas compostas em parceria com João. Entre elas, Estrela Miúda, Caboclo Inxirido e Na Asa do Vento. O show acontece no teatro e os ingressos custam entre R$ 5 e R$ 14.

Com apenas 13 anos, João do Vale participou de um grupo de bumba-meu-boi como o amo (pessoa que faz versos). Aos 15, começou sua viagem em boléias de caminhão. Foi ajudante de caminhoneiro, garimpeiro e servente de pedreiro. No Rio, conheceu Luiz Gonzaga, que lhe deu a primeira chance como artista. João teve suas músicas gravadas por Marlene, Ivon Cury e Maria Bethânia.

O maranhense também ficou conhecido por compor músicas de protesto nos anos 1960 e 1970. "Eu fui pedir aumento ao patrão/ fui piorar minha situação/ O meu nome foi pra lista, na mesma hora/ dos que iam ser mandados embora", é um de seus versos na canção A Voz do Povo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;