Economia Titulo
Lamy adverte que EUA sofrerão sanções por subsídios
Do Diário OnLine
Com AFP
05/11/2003 | 11:17
Compartilhar notícia


A União Européia aplicará sanções milionárias contra os Estados Unidos se até o final de 2003 Washington não acabar com os subsídios para seus exportadores, medida exigida pela Organização Mundial do Comércio (OMC). A advertência foi dada nesta terça-feira pelo comissário europeu para o Comércio, Pascal Lamy.

O Congresso americano discute atualmente um projeto para modificar as vantagens fiscais concedidas aos exportadores, que segundo Lamy violam as normas da OMC. "Os legisladores americanos ainda têm tempo de cumprir (as determinações da OMC)", disse o comissário europeu após dois dias de reuniões com parlamentares em Washington. "O que figura atualmente nos projetos (de lei) não é compatível com as regras".

Várias comissões legislativas aprovaram diferentes textos para substituir a FSC (Foreign Sales Corporations) por uma nova lei, mas sem chegar a um texto único. A OMC decidiu em janeiro do ano passado que a FSC viola as normas ao conceder vantagens a milhares de empresas americanas que operam com subsidiárias em paraísos fiscais, o que abriu caminho para represálias comerciais por parte da UE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;