Nacional Titulo
PF reprime crimes ambientais em Rondônia e Mato Grosso
Por Do Diário OnLine
05/09/2006 | 11:36
Compartilhar notícia


A Polícia Federal, com a colaboração do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), iniciou na manhã desta terça-feira a ‘Operação Daniel’. O objetivo é desarticular uma organização criminosa, atuante em municípios do Estado de Rondônia, integrada por empresários do ramo madeireiro, contadores, advogados e alguns servidores do Ibama.

A quadrilha contava ainda com o suporte criminoso de policiais rodoviários federais lotados na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso, que garantiam o escoamento pelas rodovias federais da mercadoria ilegal retirada da Floresta Amazônica.

O esquema funcionava há bastante tempo e vinha se utilizando de declarações falsas de compra e venda de madeira e reposição florestal. As ATFPs (Autorizações de Transporte de Produtos Florestais) eram negociadas pelos servidores públicos corrompidos e pelos membros da organização criminosa, por valores que giram em torno de R$ 4 mil a R$ 5 mil cada uma.

Participam da operação 250 policiais federais e servidores do Ibama. Até o momento, 32 pessoas foram presas. Eles responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, violação de sigilo funcional, concussão e crimes ambientais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;