Economia Titulo
Endividamento das famílias cai em SP
21/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O total de famílias paulistanas com algum tipo de dívida apresentou ligeira queda em abril, a terceira baixa mensal consecutiva. Divulgada ontem, a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), apurada pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), indicou redução de três pontos percentuais ante março no número de famílias endividadas, que passou de 49% para 46%.

A diminuição representa, em números absolutos, que o total de famílias com compromissos a honrar caiu de 1,76 milhão para 1,63 milhão na Capital paulista. Apesar de pequena, a queda foi a maior registrada pela Peic desde outubro, quando foi observada baixa de quatro pontos percentuais. Em relação a abril, a redução foi ainda maior: dez pontos.

O balanço aponta também a estabilidade na quantidade de lares com contas atrasadas. E mostra que 15% estão incluídas nessa categoria, a mesma percentagem observada em março. Em termos absolutos, cerca de 521 mil famílias têm contas em atraso.

O total de inadimplentes, por sua vez, voltou a subir após dois meses consecutivos de recuo. A quantidade de pessoas que acreditam não ter condições de pagar suas dívidas nos próximos meses aumentou de 4%, em março, para 6%, em abril.

Na avaliação da entidade, o consumo e as operações de crédito em São Paulo permanecem em alta, mas os consumidores, já bastante endividados, têm boa parte de sua renda comprometida com o pagamento de dívidas, além de se mostrarem cada vez mais cautelosos na hora de contrair novos empréstimos.

PERFIL DA DÍVIDA - O cartão de crédito, endividamento mais frequente entre as famílias, lidera o ranking com 68%, resultado igual ao de março. Entre as demais modalidades de financiamento, destacam-se os carnês (28%), crédito pessoal (17%) e financiamento de veículos (8%).

A Peic é apurada mensalmente desde fevereiro de 2004. Os dados são coletados junto a 1.360 consumidores no município de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;