Política Titulo Santo André
Câmara encaminha nova intervenção, de R$ 4,8 mi

Empresa deverá realizar reformas na parte elétrica, no teto e no piso do imóvel legislativo

Por Daniel Tossato
do dgabc.com.br
06/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Após série de reformas, a Câmara de Santo André passará por mais uma intervenção, desta vez no valor de R$ 4,8 milhões, pela empresa Teto Construtora SA. O plano tem como objeto realizar mudanças na estrutura do prédio do Legislativo, imóvel tombado pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) desde 2018.

O presidente da Câmara, Pedrinho Botaro (PSDB), sustentou que a intervenção deverá mudar toda fiação do prédio, assim como a parte do teto e o piso do primeiro andar do imóvel. O tucano convocou coletiva de imprensa para a próxima quarta-feira para dar mais informações sobre a reforma.

Dentro do prédio, de 60 anos, que foi desenhado pelos arquitetos Roberto Burle Marx, Rino Levi e Jorge Bonfim, é possível analisar que as obras já se iniciaram. Ao menos no primeiro andar, onde ficam os gabinetes dos vereadores, já houve começo da mudança da área que abrigava a taquigrafia, uma pequena sala de apoio à imprensa, o setor jurídico, entre outras salas. Esses departamentos foram transferidos, provisoriamente, para o térreo.

“O TCE (Tribunal de Contas do Estado) veio in loco fazer visita e eles apontaram todas as irregularidades, desde a falta de manutenção até excesso da devolutiva de dinheiro, porque não parece, mas quando você faz um contraponto, precisa atender a condição da casa. É só olhar teto, fiação elétrica danificada, rede e a Câmara precisa fazer (esta reforma)”, pontuou Pedrinho.

Segundo o dirigente, todo o levantamento foi feito pelo seu antecessor, Almir Cicote (Avante, hoje superintendente do Semasa), e que não se envolveu em nenhuma das etapas para a contratação da empresa que fará a intervenção. “Isso tudo já foi apresentado para os vereadores dia 11 de fevereiro. Todos os vereadores estão cientes”, disse o tucano. “O Cicote fez todo o projeto, todo levantamento e todo estudo. Todas as devidas aprovações do conselho histórico ele publicou no fim do ano (passado).”

O próprio Comdephaapasa alegou que todo o piso necessita ser modificado, pois não está no padrão original. O apontamento da entidade pede que seja colocado piso de taco de madeira, o que remeteria ao projeto anterior.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;