Tecnologia Titulo
Game of Thrones é a série de TV mais usada por cibercriminosos para disseminar vírus
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
03/04/2019 | 09:18
Compartilhar notícia


Game of Thrones, The Walking Dead, e Arrow despertam não só a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo, como também de cibercriminosos. De acordo com um levantamento da Kaspersky Lab, os vilões da web estão usando novos episódios das séries de TV mais populares para distribuir malware.

Em muitas regiões, essas séries podem ser consumidas por meio de canais ilegais, como softwares de torrents e plataformas ilegais de streaming. Ao contrário dos recursos legítimos, os arquivos hospedados neles podem parece episódios de séries, mas, na verdade, são malwares com um nome semelhante que tem como objetivo infectar o usuário.

Leia mais
Algoritmo aponta quais personagens de Game of Thrones têm mais chances de morrer
Novo golpe online usa Netflix para roubar dados dos usuários; saiba se proteger
Windows é mais afetado por malware? Vírus deixa o PC lento? Desvende mitos da segurança digital

Ao observar a facilidade com que as séries de TV baixadas de fontes ilegítimas podem ser substituídas por versões com malware, os pesquisadores da Kaspersky Lab examinaram esses arquivos maliciosos no período entre 2017 e 2018. E no topo da lista está Game of Thrones.

Em 2018, a série da HBO foi responsável por 17% de todo o conteúdo malicioso pirateado, com 20.934 pessoas atacadas, seguida de The Walking Dead (18.794) e Arrow (12.163). Isso ocorreu mesmo considerando que, em 2018, não foi lançado nenhum episódio novo de Game of Thrones, enquanto as outras séries do ranking tiveram campanhas promocionais agressivas.

Em todos os casos observados, os cibercriminosos usam os primeiros e os últimos episódios de cada temporada. No caso de Game of Thrones, o capítulo mais usado para disseminar os ataques foi o de estreia da primeira temporada, “O inverno está chegando”.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na galeria, confira o ranking das séries de TV utilizadas por cibercriminosos em 2018 para disseminar malware, de acordo com a pesquisa da Kaspersky Lab:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;