Setecidades Titulo Pioneiro
Centro de Referência do Idoso de Santo André comemora 20 anos

Equipamento atende 350 moradores com mais de 60 anos por semana

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
21/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Faltando nove dias para o Dia do Idoso – no dia 1º de outubro –, o Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) comemorou 20 anos de atuação no município, ontem, com evento festivo no Teatro Municipal Antônio Houaiss, no Centro. Além de apresentações de dança cigana, teatro, ioga e dança circular, houve sorteio de kits de cosméticos. O equipamento municipal atende cerca de 350 pessoas da terceira idade por semana.

Com objetivo de melhorar a qualidade de vida, autoestima, convivência e estimulação do cérebro e corpo, são ofertadas 11 aulas diversas, dentre elas: ioga; dança circular; grupo de apoio; memorização; dança cigana; pintura a óleo; artesanato; inglês; Grupo Feliz Primavera; corte de unha; projeto Conectando Gerações; Cinoterapia (Cãoterapia).

Com roupa amarela e cheia de acessórios dourados, Maria Lúcia Raimunid, 72, festejou também os 12 anos que faz dança cigana ontem. Para ela, o Crisa “é tudo” na sua vida, e resgatou sua autoestima. “Sinto como se tivesse 18 anos. A dança me faz ser jovem por mais tempo. Além disso, estar em movimento na melhor idade, porque depois dos 60 anos é que vivemos bem, é também cura.”

A apresentação de ioga trouxe relaxamento para o público que prestigiou o evento. Em seguida, a peça Histórias da Vida arrancou gargalhadas de todas as pessoas presentes. Isso porque os idosos contaram fatos reais de suas jornadas. 

Adagmar Fortes, 65, apelidada de Jovem por não aparentar a idade, contou episódios divertidos referentes à época de escola e ao casamento. “Melhora tudo quando estamos exercitando a cabeça. Me sinto viva quando estou no palco.”

Durante a cerimônia, o prefeito do município, Paulo Serra (PSDB), ressaltou que a cidade foi a pioneira ao criar o Centro de Referência do Idoso, em 1998. “A expectativa de vida está cada vez mais alta, por isso precisa ter Saúde, espaços e programas que beneficiem também este público. Homenagear e presenciar as pessoas da melhor idade em atividade é um momento único. São andreenses que tanto fizeram por nossa cidade e que merecem todas as reverências.”

O Crisa mantém parceria com 25 grupos de convivência na cidade. Todos os moradores de Santo André, acima de 60 anos, podem utilizar o serviço. A sede fica na Rua do Café, 32, no bairro Jardim. O local foi de propriedade de família que deixou o terreno como doação para a Prefeitura, já com intuito de ser destinado aos idosos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;