Esportes Titulo São Bernardo
Zé Forte supera desânimo
e sonha cada vez mais alto

Volante do São Bernardo se recupera de lesão no púbis, que
o afastou por 5 meses dos gramados, e briga por titularidade

Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
05/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O retorno do volante Zé Forte ao São Bernardo, domingo, contra o Palmeiras B, no Estádio 1º de Maio, pela Série A-2 do Paulista, foi melhor que o previsto. Além de marcar um dos gols da vitória (4 a 0), ele demonstrou que está totalmente recuperado da cirurgia no púbis, que o afastou por cinco meses dos gramados.

Xodó da torcida, o volante, que provavelmente seria titular no início da competição, parou para passar pela operação na pré-temporada. Quando tentou retornar, sofreu lesão no adutor esquerdo.

O volante contou que o tempo longe dos gramados chegou a desanimá-lo em alguns dias. "Sentia dor, ficava emburrecido. Cheguei muitas vezes assim na fisioterapia. Mas o pessoal do departamento sempre meu deu força", recordou o volante.

Ele ainda revelou que uma das pessoas que incentivaram o retorno foi o psicólogo Celso Stumpo. Mas de maneira inesperada.

"Quando ele foi apresentado, eu não o conheci porque estava no departamento médico. Daí, fazendo a recuperação na fisioterapia, ele chegava para conversar comigo e me aconselhar, mas não dizia qual era o cargo. Nem sabia quem era, mas se quer ajudar, sem problemas, tudo bem", brincou.

"A ideia foi bem essa (da não apresentação). Fazer com que ele me conhecesse na época poderia assustá-lo. Mantive o contato assim porque ele ainda estava engatinhando (na recuperação)", emendou Stumpo.

Segundo Zé Forte, um dos pontos mais importantes da recuperação foi acreditar que o retorno atuando bem seria possível. "Nunca havia ficado tanto tempo parado. Mas é do futebol. Temos de ter a cabeça boa e aberta em relação a isso. Agora é pensar que, se Deus quiser, tudo vai dar certo", destacou.

A confiança é tão grande que se colocou na disputa por uma vaga na equipe do técnico Luciano Dias.

Normalmente, o treinador utiliza somente um volante, e Dudu tem sido o preferido. Marcelo Godri, Escobar, Paulinho, Flávio e Daniel Pereira são os outros concorrentes.

"Sou mais para ajudar. Mas com respeito aos companheiros, vou brigar pela titularidade. Quem ganha com isso é o São Bernardo", destacou o atleta.

E ele sonha alto. A três meses de completar 27 anos, Zé Forte ainda busca defender um clube grande nacionalmente - no início da carreira, jogou pelo Palmeiras, mas sem muito sucesso.

"A idade não é problema. Quando o São Caetano fez sucesso, vários jogadores mais velhos acertaram com times grandes e até no Exterior", comparou. "Quero conquistar o acesso com o São Bernardo e disputar o Paulistão em 2013. Mas também quero ser conhecido nacionalmente", salientou Zé Forte, que tem contrato até o fim de 2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;