Internacional Titulo
Melatonina pode provocar a depressao do inverno
Por Das Agências
03/12/2000 | 15:51
Compartilhar notícia


A melatonina, conhecida como o hormônio do sono, pode provocar a depressao de inverno que afeta 11% dos islandeses quando o dia é muito curto na Islândia, situada ao Norte do 60º paralelo, informou a imprensa islandesa neste domingo.

Esta descoberta, realizada por uma cientista islandesa de apenas 25 anos, Ragnhildur Karadottir, estabelece que este neurotransmissor fundamental nos ritmos biológicos é segregado em quantidades 2,4 vezes maiores nos indivíduos deprimidos mais do que nos outros.

A jovem cientista baseia sua descoberta na comparaçao entre dois grupos de indivíduos, um com depressao e outro nao. A depressao de inverno, segundo Karadottir, se deve a causas médicas e nao psicológicas.

Esta depressao atinge os islandeses entre novembro e março. É caracterizada por um comportamento amorfo e uma certa apatia. Mas nao existe um vínculo entre essa depressao e as tentativas de suicídio, as quais contrariamente à opiniao generalizada sao mais numerosas na primavera.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;