Nacional Titulo
Quinoa
29/06/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



O saudável grãozinho já vem sendo cultivado há mais de 5 séculos, mas somente agora os brasileiros estão reconhecendo sua importância. O que a quinoa tem? Alto valor nutricional, é rica em carboidratos e proteína de boa qualidade, com lisina e metionina, aminoácios que ajudam no crescimento e regeneração dos tecidos. Normalmente, tais componentes só são encontrados em produtos de origem animal.

A quinoa possui ainda uma enorme quantidade de vitaminas A, E, C, B6 e B1 e minerais, como o ferro o fósforo e o cálcio. Quer mais? Saiba que a quinoa possui também gorduras saudáveis, que ajudam a combater o colesterol ruim. Suas fibras ajudam o intestino a funcionar melhor e a controlar a glicemia e o colesterol. Quinoa não contém glúten, o que facilita a alimentação de pessoas que tem intolerância a essa proteína.

As folhas da quinoa podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos a couve-mineira e o espinafre. As flores podem ser consumidos como os brócolis. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser cozido e temperado como salada, cozido como arroz ou utilizado no preparo de sopas. A farinha da quinoa é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins e massas. O organismo só tem a agradecer.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;