Internacional Titulo
Rússia vai reforçar seu sistema de mísseis intercontinentais
Da AFP
09/02/2007 | 13:41
Compartilhar notícia


O ministro russo de Defesa, Serguei Ivanov, afirmou nesta sexta-feira que a Rússia terá de reforçar seu sistema de mísseis intercontinentais. O motivo é devido ao escudo antimísseis que os Estados Unidos querem instalar na Polônia e na República Tcheca.

"Vamos ter que dar uma resposta assimétrica que consistirá em desenvolver nosso próprio sistema estratégico (de mísseis intercontinentais) porque temos que ter a capacidade de vencer qualquer sistema antimísseis", disse o ministro, após uma reunião informal do Conselho Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)-Rússia.

"Não é uma ameaça para ninguém" e "não vamos jogar o jogo da corrida de armamentos", ressaltou, "mas queremos ter a certeza de que não vamos ser submetidos, sob nenhuma circunstância, a pressões políticas ou militares".

Washington pediu oficialmente, em 22 de janeiro, à República Tcheca e à Polônia que sirvam de base européia para o escudo antimísseis americano, provocando protestos de Moscou.

Para evitar eventuais ataques do Irã ou da Coréia do Norte, o Pentágono quer efetivar um radar na República Tcheca e dez interceptores na Polônia até 2011-2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;