Cultura & Lazer Titulo
Sétima arte em Sto.André
segundo os hermanos
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
05/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


No circuito cinéfilo, ficou lugar-comum elogiar a produção atual do cinema argentino. Técnica, roteiro, elenco: os vizinhos têm dominado todas as etapas de criação da sétima arte, destacando-se tanto no movimento independente quanto entre a nata do cinemão hollywoodiano "O Segredo dos seus Olhos", de Juan José Campanella, protagonizado por Ricardo Darín, levou o Oscar de filme estrangeiro no ano passado). Pois bem, mas em que pé estão os outros hermanos cineastas? A mostra gratuita "Encontro com o Cinema Latino-americano", que abre amanhã em Santo André, oferece bom panorama dessa realidade.

Parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo com o Sesc, o evento traz, além de representantes do audiovisual argentino, títulos do Chile, Peru e Uruguai.

As exibições serão divididas entre o teatro da unidade de Santo André e o Auditório Heleni Guariba, localizado no Teatro Municipal. Além de servir como retrospecto para quem simplesmente quer assistir a filmes que raramente entram no circuito comercial, o ciclo também é oportunidade para quem os que querem treinar o olhar ao discutir alguns aspectos dos longas que acabaram de assistir.

As sessões fazem parte do projeto Cineclube: O Cinema e Outras Linguagens, promovido pela ELCV. Após todas as sessões, haverá bate-papo com a curadora da Mostra de Cinema Latino do Memorial da América Latina, Daniela Gillone. Dividindo a mesa com ela, sempre algum pesquisador do tema.

PROGRAMAÇÃO
A programação foi dividida da seguinte forma: às quartas-feiras, a exibição é sempre no Sesc, a partir das 20h. Aos domingos, no auditório do Teatro Municipal, os filmes serão exibidos a partir das 15h.

Na semana de estreia, duas coproduções Argentina-Uruguai. Amanhã, o Sesc exibe "Gigante", de Adrián Biniez, filmado em 2009. A trama se concentra num segurança de supermercado em Montevidéu. Enorme no tamanho, mas de comportamento infantil, ele se apaixona por uma das faxineiras, a quem observa diariamente em seus monitores. Não demora e o grandalhão começa a demonstrar um comportamento obsessivo com a moça.

No domingo, a parceria entre argentinos e uruguaios resulta em "Whisky" (2003), que ocupa o Auditório Heleni Guariba. O filme, de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, acompanha a rotina tediosa do empresário Jacobo, que só consegue se relacionar, e ainda assim de maneira profissional, com sua assistente, Marta. Quando Herman, o irmão de quem sempre foi rival, avisa que vai visitá-lo, o solitário decide armar uma farsa para provar a todos que tem uma vida plena.

Serão exibidos ainda no Sesc o peruano "A Teta Assustada" (dia 13), a coprodução Argentina-Itália "A Menina Santa" (dia 20) e o chileno "Tony Manero" (dia 27). No Heleni Guariba haverá sessão ainda do argentino "Leonera" (dia 24), que tem Rodrigo Santoro no elenco.

Encontro com o Cinema latino-americano - De amanhã ao dia 27. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. 4ª, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Dom., às 15h. Informações: 4997-1167 e 4997-2155. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;