Internacional Titulo
Papa lamenta tragédia do Holocausto
Por Do Diário do Grande ABC
23/03/2000 | 09:29
Compartilhar notícia


O papa Joao Paulo II chegou esta quinta-feira a Yad Vashem, o monumento erguido em Jerusalém em memória dos seis milhoes de judeus assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, e em seu discurso lamentou a ``terrível tragédia' do Holocausto, embora nao tenha apresentado as desculpas esperadas por muitos judeus.

O papa chegou um pouco antes das 13h (8h de Brasília) a bordo de um automóvel escoltado por um imponente dispositivo de segurança.

Joao Paulo II foi recebido pelo primeiro-ministro Ehud Barak e, movimentando-se lentamente, dirigiu-se ao Salao da Memória, um cômodo escuro em que arde uma chama eterna em memória das vítimas do nazismo. Em seguida, ficou um longo momento ante a chama, em total silêncio.

Em seu discurso no Memorial, o Papa também condenou todos os atos de anti-semitismo cometidos por cristaos ao longo dos tempos e manifestou sua esperança de que esta ``tragédia' conduzirá a ``uma nova relaçao entre cristaos e judeus'.

O papa, no entanto, nao apresentou as desculpas que muitos judeus esperavam da Igreja Católica pelas responsabilidades que lhe sao imputadas pelo ``holocausto cometido pelos nazistas contra a comunidade judia durante a Segunda Guerra Mundial'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;