Diarinho Titulo Fruto
Por que a melancia nasce e cresce no chão?

Seu cultivo é por meio de sementes plantadas no solo e ocorre nas épocas mais quentes

Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
23/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
pixabay


A melancia é fruto que cresce na superfície do solo por causa da estrutura da sua planta, denominada de herbácea. Significa dizer que o caule é fraco, mole, por isso acaba se ‘rastejando’ na superfície. Bem diferente das plantas lenhosas, cujo caule é duro e cresce para cima, na direção contrária à raíz (responsável por ‘sugar’ nutrientes da terra, além de água, essenciais para o crescimento do vegetal) e seguindo a luminosidade do Sol. Exemplos de frutos desse tipos são maçã, pera, jaca e coco, com esses dois últimos mesmo sendo pesados e tendo base muito rígida para aguentar seu tamanho final.

Seu nascimento ocorre por meio de sementes que são plantadas no solo. Após germinar, se espalha pelo chão cobrindo toda a terra, mas também pode crescer como espécie de trepadeira sobre determinados suportes de apoio. Melão (da mesma família da melancia), morango e abacaxi também são exemplares do universo de frutos de plantas herbáceas, nascendo e se desenvolvendo sobre o solo.

Sua origem é tipicamente tropical, ou seja, para cultivá-la, são necessários dias mais quentes (as temperaturas precisam estar entre 18°C e 25°C, em média) e com muita luz solar durante o processo. Por isso, até fevereiro, estação do verão, é fácil encontrar o alimento ainda mais doce e gostoso. Em períodos mais frios, geralmente as melancias são importadas de regiões onde é mais quente o ano todo, como em cidades do Nordeste.

A fruta preferida da Magali, da Turma da Mônica, é rica em nutrientes. Em sua composição, possui cerca de 90% de água, sendo complementada pela existência de açúcar, vitaminas (dos tipos A, C e complexo B) e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Seu suco é excelente opção para se hidratar em tempos quentes.

Ela é vermelha por dentro por conta de substância chamada licopeno, que também dá o tom avermelhado a diversas outras frutas, casos de goiaba e tomate. Já a casca é esverdeada por causa de informações genéticas específicas que existem na fruta.

O peso da fruta varia muito, com exemplares podendo ter entre três quilos (minimelancias) e13 quilos (tipos grandes mais comuns)

Consultoria de Fábio Vezzá De Benedetto, engenheiro agrônomo da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).


 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;