Turismo Titulo Comemoração
Lituânia é milenar
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
02/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Lituânia completa na próxima segunda-feira um milênio de existência. E festas não faltam para celebrar o aniversário da maior das três repúblicas bálticas. O calendário cultural conta com mais de 700 eventos espalhados por todo o país, em especial na cidade de Vilnius, eleita Capital da Cultura Europeia 2009.

"Ter a chance de comemorar a data é uma experiência única", afirma o cônsul honorário da Lituânia no Brasil, Francisco Ricardo Blagevitch, que participará hoje do World Lithuanian Economic Forum e da recepção de gala no palácio presidencial no dia 6.

Diante do palácio, uma coleção de lembranças de guerra reúne restos de uniformes militares, cruzes, pequenos altares com figuras cristãs, medalhas de soldados soviéticos e até fotos rasgadas de Lenin. Vários traços culturais, como a religião católica, assemelham-se aos da Polônia, lembrando que, no passado, ambas estiveram unidas em um vasto império.

A separação e o consequente nascimento da Lituânia como país independente só ocorreu em julho de 1.009, com a coroação do Rei Mindaugas. Daqueles tempos, restaram as belas paisagens formadas pelos seus 4.000 lagos e 722 rios. E a arquitetura farta em castelos seculares mostra que pouca coisa mudou até cinco anos atrás, quando o país - integrante da lista de ex-repúblicas soviéticas - aderiu de vez ao capitalismo tornando-se membro da União Européia junto das vizinhas Estônia e Letônia.

Desde a 2ª Guerra Mundial até o começo dos anos 1990, estes países bálticos mantiveram-se praticamente inacessíveis. Quem queria tirar visto para lá, tinha de apresentar um convite de alguma pessoa ou entidade pertencente a um dos três países e aguardar, no mínimo, um mês pela expedição do documento.

Agora, qualquer um pode visitar as nações livre de maiores entraves. E qual não é a surpresa do turista ao pisar territórios tão pouco conhecidos e encontrar cidades medievais indiscutivelmente encantadoras.

No Brasil, a comunidade lituana começou a se formar em 1890 com a vinda de 25 imigrantes. Hoje, está estimada em cerca de 300 mil descendentes, a maioria concentrada na cidade de São Paulo, que está entre as maiores colônias de lituanos do mundo. "Esse ano é uma boa oportunidade para todos os descendentes de lituanos visitarem a terra dos seus ancestrais. E o convite se estende a todos os brasileiros interessados em ampliar conhecimento e cultura", finaliza Blagevitch.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;