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Mito ou verdade?

Especialista esclarece crenças populares que envolvem o setor automotivo

Por Vagner Aquino
22/08/2012 | 07:00
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Quando o assunto é carro, todo mundo quer dar seu pitaco. Uns afirmam entender de economia de combustível, outros da mecânica e tantos outros do que pode-se ou não fazer na hora da manutenção.

Para esclarecer estas e outras dúvidas, vale conferir as dicas dadas pelo consultor técnico da Oficina Brasil, Antonio Cesar Costa, que ajuda o motorista a identificar validade das crendices envolvendo o mundo das quatro rodas.

Logo de cara, a pergunta que não quer calar é: rodízio dos pneus ajuda a aumentar a durabilidade? De acordo com ele, sim! Com o rodízio periódico do componente, a vida útil pode ser aumentada, pois é sabido que no eixo de tração os pneus sofrem um desgaste maior, em razão de arranque e frenagem, assim como o esterçar do volante de um lado ao outro. Sendo assim, "a cada 5.000 quilômetros, substitua os pneus dianteiros pelos traseiros. Além disso, calibragem, alinhamento, balanceamento e forma de condução ajudam na conservação dos mesmos", indica Costa.

Outra verdade é que o ar-condicionado gasta mais combustível, uma vez que seu uso requer maior potência do motor e, consequentemente, registra maior consumo.

E por falar nisso, você sabia que desligar o carro em congestionamento economiza combustível? Além disso, contribui para a onda de sustentabilidade - visto que não há emissão de gases poluentes.

E se você não quer danificar o carro, tire o pé da embreagem! De acordo com o especialista, esta prática causa desgaste prematuro do componente, que deve ser acionado apenas na troca de marchas.

Outra dúvida muito comum entre os motoristas é, "completar o nível de água com o motor ainda quente estraga o radiador?". Positivo! Pois existe a possibilidade de um choque térmico, que pode causar sérios problemas ao propulsor. "Além de tudo, não é aconselhável abrir o reservatório de expansão - aquele onde completamos a água - quando o motor estiver quente, pois esse reservatório funciona com pressão e pode causar sérias queimaduras."

 

MITOS

Até agora você conferiu as maiores verdades que correm a praça. Mas também há muita lorota sendo contada por aí.

Uma delas é dizer que descer a ladeira com o carro engrenado queima a embreagem. Em resposta a essa questão, Costa afirma que é mito, pois o desgaste causado é o mesmo de quando se anda com o carro em ruas planas. "Na verdade, o correto é que o veículo esteja sempre engrenado nas ladeiras (dá-se o nome de freio motor) para que, junto com o sistema, segure o carro em declives", esclarece.

De acordo com ele, outra balela é afirmar que rodas de liga leve ajudam a economizar combustível. "Apesar de ajudar na aparência do veículo, seu peso equipara-se aos das rodas de aço, por isso, é mito!"

Os bicos injetores devem ser trocados e não limpos? "Mito. Assim como outros itens da injeção eletrônica, os bicos necessitam de uma manutenção periódica. A limpeza é necessária sim, em razão das impurezas que estão presentes no combustível e que nem sempre ficam retidas nos filtros", diz o especialista, enfatizando que é bem mais barato limpar os bicos injetores do que trocá-los, e que a substituição deve acontecer apenas quando apresentarem problemas e mau funcionamento.




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