Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Longe do Centro, Quarta Divisão lembra interior

Bairro de Ribeirão Pires recebe neste sábado mais uma edição de ação social, a primeira deste ano no município

Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
22/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A região central do bairro Quarta Divisão, em Ribeirão Pires, se resume a mercadinho, drogaria, pet shop, loja de roupas, loja de materiais para construção, locadora, papelaria, banca de jornal e sacolão. Por entre as ruas, há somente casas, sem comércios. Não é à toa que os moradores dizem se sentir no interior.

Abastecer o carro e pagar as contas, no entanto, são problemas para o bairro tranquilo e afastado. Não há postos de gasolina, lotéricas ou agências bancárias. A alternativa é ir até o Centro de Ribeirão Pires, a cerca de dez quilômetros de distância. Pelas ruas, circulam duas linhas de ônibus, a municipal Vila Bonita, e a intermunicipal Capburgo, que vai até a divisa com Mauá.

O bairro é tão afastado que o sinal de celular só chegou ali no início deste ano. "Há quatro meses, ninguém usava celular aqui. Aí instalaram uma torre e o sinal chegou, mas só uma operadora funciona", afirmou o comerciante Benedito Alves de Souza, 60 anos.

O farmacêutico Adilson Aparecido Bernardes, 46, mora em Mauá e há quatro meses começou a trabalhar na Drogaria Nova Poliana, a única do bairro, com cerca de 30 anos. "Não tenho problema em pegar trânsito. Enquanto todos vão para Mauá, Santo André e São Paulo, estou indo no fluxo contrário, e trabalhar aqui é bem tranquilo."

Mas há quem prefira ir até o Quarta Divisão para fazer compras. A monitora Aparecida de Fátima da Silva, 42, sai da Vila Bonita para ir até o mercadinho da Estrada do Sapopemba. "Meu bairro não tem muita coisa, então venho fazer pequenas compras, mas estou achando os preços daqui muito caros em comparação ao resto da cidade."

Na área comercial do Quarta Divisão também funcionam a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro e o Centro de Esportes da Sejel (Secretaria de Esportes, Turismo, Cultura, Juventude e Lazer).

No sábado, esses locais receberão, das 9h às 16h, o Diário do Grande ABC nos Bairros, com atividades gratuitas nas áreas de Saúde e Lazer. Essa edição da ação social tem o patrocínio da Sabesp e GreenLine e é a primeira do ano a ser realizada em Ribeirão Pires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;