Setecidades Titulo Córrego Saracantan
Anunciada há um
ano, canalização
não saiu do papel

Anunciada há um ano, canalização do Córrego Saracantan não saiu do papel

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Prometida para ser finalizada em dezembro, as obras de canalização do Córrego Saracantan, na Avenida Pery Ronchetti, sequer foram iniciadas. A empresa Emparsanco foi contratada em julho do ano passado pela Prefeitura de São Bernardo para fazer o serviço por R$ 34 milhões.

O projeto prevê a finalização da canalização do curso d’água, já que a primeira etapa do serviço foi concluída em 2009. Trecho de 900 metros passou pelo processo chamado tamponamento – que consiste em fechar a calha do rio. Na segunda fase, no entanto, o córrego não será fechado, em razão de determinação do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

O presidente da Associação Comunitária da Vila Nova Petrópolis, Rogério Domingues, confirma que ainda não foram feitos serviços no curso d’água. Segundo ele, as únicas obras feitas na Avenida Pery Ronchetti foram as do coletor-tronco da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que já foram finalizadas. “Fui na plenária do PPA (Plano Plurianual) participativo da Vila Santa Terezinha e apresentei essa questão. Disseram que há projeto pronto para a canalização, mas não deram prazos e nem disseram por que atrasou.”

O engenheiro Diego Vallini, 34 anos, morador da Pery Ronchetti, demonstrou insatisfação ao saber que o córrego não será fechado. “Moro no vigésimo andar e consigo sentir o mau cheiro. Embaixo, há problemas com mosquitos”, lamenta.

A Prefeitura informa que, após a assinatura da ordem de serviço, “foram iniciados os trabalhos de topografia com a finalidade de subsidiar a execução do Projeto Executivo” para a obra. Depois da conclusão dessa etapa, o material será enviado para a apreciação e liberação da Caixa Econômica Federal, que é o agente financiador.

O trecho que será canalizado tem 1,5 quilômetro e vai da Avenida Amazonas até a Rua Princesa Maria Amélia. Com a intervenção, será aumentada a calha do rio, com objetivo de evitar enchentes nos bairros Nova Petrópolis e Santa Terezinha.

Extensão de via até o Paço também terá outro prazo

A extensão da Avenida Aldino Pinotti até o Paço Municipal de São Bernardo também sofrerá atraso. A obra estava prometida para começar em abril, com conclusão até dezembro. Agora, a administração municipal sequer confirma o início dos trabalhos para este ano. A estimativa é que as intervenções custem cerca de R$ 5 milhões.

O Executivo informa que no local da futura extensão serão realizados trabalhos de drenagem. Técnicos avaliam conjuntamente os dois projetos e os cronogramas, para que as obras sejam iniciadas ainda neste ano. Durante toda a semana, a equipe do Diário solicitou entrevistas com representantes da secretaria de Transportes e Vias Públicas, mas a assessoria de imprensa da Prefeitura vetou todos os pedidos.

Também não foi explicado o atraso no início do prolongamento da Rua Kara, que também estava previsto para abril. A via, que liga as avenidas Kennedy e Senador Vergueiro, irá atravessar a Aldino Pinotti e chegará até a Pereira Barreto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;