Cultura & Lazer Titulo
Solistas Interarte se despedem do Grande ABC
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
22/11/2003 | 17:24
Compartilhar notícia


Esta é a última chance para ver os Solistas Interarte na região. Neste domingo, às 20h, Pablo de León (violino), Horácio Schaefer (viola) e Roberto Ring (violoncelo) sobem ao palco do Teatro Municipal de Santo André para fazer o 14º concerto da série de 52 apresentações que celebra os 50 anos da Petrobras. Para exibir um repertório composto por uma peça erudita e músicas populares, o trio convida os pianistas Sérgio Melardi e Nelson Ayres, também maestro. A entrada é franca.

Santo André ouvirá um programa diferente do apresentado em São Caetano e em Mauá no mês de setembro. Em vez de Bach, Beethoven e Mozart, terá o Quarteto nº 2 para Cordas e Piano em Lá Maior, Op. 26, de Brahms na primeira parte. “Essa é uma obra-prima. É densa, longa e uma das mais lindas já escritas no repertório da música de câmara. É difícil executá-la tanto do ponto de vista técnico quanto emocional, por ser extremamente envolvente”, diz Sérgio Melardi, convidado para tocá-la no concerto.

“Santo André reúne todas as qualidades necessárias para apresentarmos algo tão bonito e importante. Tem um teatro bom, um piano excelente, um público informado e uma orquestra atuante regida por Flavio Florence”, afirma. Melardi já teve um contato anterior com a região, no concerto de Mauá.

Depois de Brahms, Nelson Ayres junta-se ao trio para executar Ária da Bachiana Brasileira nº 4, de Villa-Lobos; Saudades do Brasil, de Tom Jobim; Odeon, de Ernesto Nazareth, e Mantiqueira, Fogo no Baile, Perto do Coração e Veranico de Maio, todas do próprio Ayres.

Melardi diz, ainda, que apesar do trio ser uma formação típica de música de câmara, erudita, a apresentação não perde em espontaneidade. “A maneira como esse repertório é conduzido não tira a ginga, a leveza e o gostoso de ouvir a nossa música. Só adiciona um pouco de sofisticação e mostra que nossos compositores estão à altura dos melhores da Europa”.

Com bom humor, os Solistas Interarte também fazem comentários acerca das peças.”Não é uma aula, mas o público que não está acostumado a ver concertos fica mais relaxado com essa comunicação informal. Dessa forma, elas também ‘relaxam’ os ouvidos e a música os atinge de maneira mais efetiva”.

Solistas Interarte – Concerto. Neste domingo, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André – Paço Municipal, s/nº. Tel.: 4433-0789. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;