Internacional Titulo
Governo britânico tentou destruir documentos sobre Kelly
Da AFP
02/08/2003 | 00:53
Compartilhar notícia


O Ministério britânico da Defesa tentou destruir documentos sobre sua estratégia midiática a respeito do especialista em armas biológicas David Kelly, três dias depois de o cientista ter sido encontrado morto, informa o Daily Telegraph em sua edição deste sábado.

Segundo declarações de funcionários do ministério ao jornal, alguns guardas chamaram a polícia depois de descobrir o plano sobre a atitude a tomar em relação à imprensa no assunto Kelly, em uma pasta de documentos classificada como 'confidencial' e que seria queimada.

Oficialmente, o Ministério da Defesa afirmou, nesta sexta-feira à noite, que era apenas um documento sem nenhuma importância para a investigação independente sobre a morte de Kelly e avaliou que os guardas tiveram "uma reação excessiva", segundo o Daily Telegraph.

O jornal ressalta que esta tentativa de destruição de documentos ameaça alimentar as acusações contra o Ministério da Defesa sobre sua tentativa de encobrir o assunto.

Kelly, microbiólogo e ex-inspetor de desarmamento das Nações Unidas no Iraque, era a principal fonte anônima citada pelo repórter da rede BBC, que garantiu que o relatório do governo britânico de setembro de 2002 sobre o arsenal iraquiano foi deliberadamente "manipulado".

Aparentemente, o cientista se suicidou em 17 de julho, alguns dias depois de seu nome ter sido divulgado pela imprensa e dois dias após seu depoimento na comissão parlamentar das Relações Exteriores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;