Internacional Titulo
Coréia do Norte ordena retorno de jovens que estejam no exterior
Da AFP
06/03/2007 | 10:42
Compartilhar notícia


A imprensa informou nesta terça-feira que a Coréia do Norte ordenou a seus diplomatas e empresários no exterior que repatriem seus filhos com mais de cinco anos até meados de março.

Segundo o jornal JoongAng, que cita uma fonte norte-coreana, o regime comunista publicou em 14 de fevereiro uma ordem para que todos os filhos de compatriotas no exterior retornem ao país no prazo de 30 dias.

Os serviços secretos sul-coreanos e o ministério da Unificação estão tentando verificar esta notícia, assinalaram alguns responsáveis. A medida afetaria cerca de 3 mil norte-coreanos que vivem com os país em 50 países, estimou a fonte.

A determinação pode estar ligada a possíveis deserções em um momento em que Pyongyang tenta melhorar suas relações com os Estados Unidos e o restante da comunidade internacional.

No início dos anos 90, a Coréia do Norte determinou o retorno ao país de todos os estudantes que estavam no exterior, aparentemente por temer deserções devido à queda da União Soviética.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;