Internacional Titulo
Castas baixas do Nordeste da Índia fazem grande protesto
Da AFP
21/09/2002 | 12:00
Compartilhar notícia


Milhares de membros das castas baixas do Rajastão (Nordeste da Índia) iniciaram neste sábado uma passeata de protesto para reclamar o direito de tomar banho a um lago cujo acesso é proibido pelas castas superiores.

Cerca de 12 mil aldeãos das castas baixas liderados por Thhan Singh e P.L.Nimrol, militantes do Centro para os Direitos Humanos dos Dalits, partiram de Chaksu e Fagi para o templo de Chakwara, que se encontra a cerca de seis quilômetros do disputado lago.

O acesso ao templo e ao lago estão proibidos pelas castas inferiores. O Rajastão é um Estado indiano no qual o sistema de castas é ainda incontestável, apesar da discriminação segundo a origem social ser teoricamente ilegal na Índia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;