Cultura & Lazer Titulo
Antônio Petrin volta com a peça 'Um Merlin'
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
09/03/2004 | 23:49
Compartilhar notícia


Antônio Petrin volta hoje a vestir o manto e empunhar o cajado de um velho sábio. Um Merlin, peça em tom de fábula de Luís Alberto de Abreu, reestréia no Teatro Folha, em São Paulo. Petrin contracena com Cristiane Lima, que interpreta a jovem Niniane. Roberto Lage assina a direção.

Idealizador de uma nação que presumia ser perfeita – a arrogância do sábio –, Merlin se depara com ela em crise. Há uma guerra que entrava o progresso, e Merlin é chamado para desfazer o imbróglio. No meio do trajeto encontra com a figura bela e misteriosa de Niniane, a princípio uma desmemoriada.

Apaixonam-se. Merlin, porém, entra num conflito: tem de escolher entre a tarefa que lhe foi confiada – apaziguar a nação que engendrou, mantendo intactos seus planos iniciais – e o amor. Se a paixão é uma novidade para ele, que nunca lidou com esse sentimento, mostra-se como um desafio para ela, pois ele reluta em aceitá-la.

Uma percepção de que as coisas podem mudar – tanto no plano pessoal como no coletivo – paira no ar. A peça permite leituras diversas, conforme a bagagem do espectador. Abreu pegou a mitologia celta, da qual Merlin é proveniente, e lhe deu um aspecto novo, contemporâneo.

Os poucos elementos cênicos, como uma cuba onde cabem água e fogo e uma roda que simboliza um fragmento de civilização, marcam a encenação. Cenário e figurinos, de Márcio Medina, e iluminação, de Kleber Montanheiro, estão em sintonia com as cores de fábula que existem no texto.

Petrin e Cristiane trabalham com a narração, por intermédio da qual surgem vários personagens incidentais, e com a interpretação. O prólogo, que aborda o trabalho do ator – Abreu escreveu a peça para Petrin –, enriquece o espetáculo.

Um Merlin – Teatro. De Luís Alberto de Abreu. Direção de Roberto Lage. Com Antônio Petrin e Cristiane Lima. Quartas e quintas-feiras, às 21h. No Teatro Folha – av. Higienópolis, 618, São Paulo. Tel.: 3823-2323. Ingr.: R$ 14. Até 8 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;