Internacional Titulo
Vestígios de cultura pré-colombiana são achados no lago Titicaca
Da AFP
22/08/2004 | 19:09
Compartilhar notícia


Uma expedição arqueológica internacional, que tem entre seus membros pesquisadores brasileiros, encontrou vestígios de um centro cerimonial pré-colombiano a 100 metros de profundidade no lago Titicaca, que divide Bolívia e Peru na Cordilheira dos Andes.

Pesquisadores do Brasil, Bolívia, Estados Unidos e Itália encontraram um muro de contenção e outras estruturas líticas, uma estátua de ouro e uma vasilha "de características amazônicas" nas águas da Ilha Wilacota (Ilha de Sangue, na língua nativa), suposto centro de cerimonial religioso de "milhares de anos", segundo o chefe da expedição Akakor Geographical Exploring, Lorenzo Epis.

Wilacota, que fica a 15 km do santuário católico de Copacabana, na fronteira entre Bolívia e Peru - em pleno Titicaca, lago navegável mais alto do mundo, localizado a quase 4 mil metros acima do nível do mar – foi convertido no centro religioso mais importante do Império Inca (século IX d.C.).

A descoberta foi feita com a ajuda de robôs subaquáticos dotados de câmeras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;