Internacional Titulo
EUA querem que Nigéria seja polícia da Africa Ocidental
Por Do Diário do Grande ABC
24/08/2000 | 10:10
Compartilhar notícia


O presidente norte-americano Bill Clinton visitará este final de semana a Nigéria, país que os Estados Unidos querem converter em polícia da Africa Ocidental, uma tarefa que se prenuncia difícil, devido às precariedades de um exército dedicado durante anos a exercer o poder político.

Já durante sua visita à Nigéria, em abril passado, o secretário norte-americano de Defesa, William Cohen, havia anunciado uma ajuda de US$ 10 milhoes ao setor militar.

Este pacote compreende quatro milhoes de dólares para modernizar a frota nigeriana de avioes C-130, 3,5 milhoes para incrementar o controle civil sobre o exército e o restante para financiar uma formaçao sobre a manutençao de paz e cursos sobre a legislaçao da guerra e a Justiça militar.

``Isto ajudará a restabelecer a qualidade profissional que o exército nigeriano teve no passado e que deve recuperar', havia declarado Cohen. ``Mas o processo nao será nem rápido nem fácil', assinalou.

Durante sua visita este final de semana, Bill Clinton pode aproveitar para anunciar oficialmente um projeto de envio de soldados norte-americanos a Nigéria e Gana para treinar os soldados africanos destinados a integrar a missao da ONU em Serra Leoa.

De 1966 a 1979 e de 1983 até maio de 1999, o exército nigeriano dirigiu a política do país, ganhando durante anos a maior fatia do orçamento nacional.

Entretanto, segundo diplomatas norte-americanos, uma equipe de avaliaçao militar descobriu um exército carente de equipamento e de transporte, mal organizado e desmoralizado.

Segundo um livro publicado recentemente pelo jornalista norte-americano Karl Maier, intitulado ``Esta casa caiu', cerca de 75% do armamento pesado do exército nigeriano nao funcionam ou faltam peças essenciais de reposiçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;