Economia Titulo
Pesquisa aponta como o tempo é administrado
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
18/07/2011 | 07:29
Compartilhar notícia


Conversar com o colega, marcar uma consulta médica, ler e-mails e tomar um cafezinho no fim da tarde. Esses são exemplos de tempo gasto durante o horário de trabalho dos funcionários brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Triad PS, consultoria em produtividade, administração do tempo e colaboração, 32,8% dos trabalhadores entrevistados ‘perdem' duas horas por dia, das oito horas de jornada, resolvendo problemas pessoais ou, simplesmente, não fazendo nada de efetivo.
O que para algumas empresas pode ser motivo de descontentamento, para outras, o tempo ‘perdido' pelos colaboradores não é mal visto. "Atualmente, as companhias focam o cumprimento de metas, elaboração de projetos com prazo para entrega. Se o colaborador sai para tomar um café ou vai ao dentista na hora do almoço mas entrega o trabalho na data, com perfeição, não há problemas", afirma o orientador da pesquisa e especialista em produtividade, Christian Barbosa.
ara ele, os momentos de descontração no ambiente de trabalho ajudam o profissional a desestressar e a ficar menos ansioso. "O bem-estar do funcionário se reflete no trabalho. Se a pessoa tem a sensação de que ao trabalhar pode resolver sua vida pessoal, com certeza, o retorno para a empresa será muito mais satisfatório."
A consultora de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos Karla Mara Alves de Oliveira compartilha da opinião. Segundo ela, há pessoas que trabalham 16 horas por dia, não fazem nada além do serviço empresarial e não produzem como outro colega que faz todo o trabalho em seis horas. "Mas sempre temos que respeitar os valores da companhia. Ao ser contratado é importante saber o que é proibido dentro da corporacão para evitar problemas futuros."
Karla admite, ainda, que é preciso ter bom senso. Acessar sites de pornografia, jogos de azar, por exemplo, não é bem visto pelas empresas. "Tudo tem um limite. Tudo precisa ser negociado. Combinar de sair mais cedo por problemas pessoais em um determinado dia pode ser negociado com a chefia e depois ser compensado na semana."
Dos entrevistados, 32,6% utilizam uma hora do dia para responder e-mails e acessar redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter, etc). "84% das pessoas acessam essas páginas nos escritórios. Mas como evitá-las, se as grandes empresas fazem uso desse mecanismo virtual? Hoje o mundo é globalizado, as pessoas precisam estar bem informadas. Qual o mal em acessar esses endereços?", comenta Barbosa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;