Internacional Titulo
Kuwaitianos tentam apagar fogo em poços de petróleo
Por Da AFP
22/03/2003 | 13:18
Compartilhar notícia


Sete colunas de fumaça negra e espessa se elevam ao céu a partir do campo de petróleo de Al Ratka, ao Sul do Iraque. O vento as empurra com força em direção à Cidade do Kuwait, quando várias jazidas foram incendiadas pelo próprio regime de Bagdá.

"A cada minuto que um poço arde com esta intensidade, são perdidos milhares de dólares", explica consternado um dos especialistas da Kuwait Oil Company levados pelas tropas americanas até o local para tentar apagar o fogo.

Perto do poço que lança labaredas e fumaça com mais força, os engenheiros encontraram o cabo usado pelos iraquianos para explodir com um detonador à distância a bomba que colocaram dentro da jazida.

"É o mesmo método usado pelos homens de Saddam Hussein quando incendiaram nossos poços em 1991", explicou um dos especialistas. Naquele ano, quando as tropas da coalizão internacional obrigaram o Iraque a sair do Kuwait, 727 poços de petróleo foram incendiados pelo ditador em seu caminho de volta para Bagdá.

Este sábado, os especialistas kuwaitianos buscavam uma maneira de colocar fim rapidamente a este desastre que aconteceu no meio do deserto para que os danos ambientais, sanitários e econômicos sejam os menores possíveis. "Não queremos para os outros o que já vivemos", explicaram.

Devido a esta catástrofe e ao forte vento em direção ao Sul, o céu da Cidade do Kuwait também foi tingido de preto desde sexta-feira. "Temos que transportar rapidamente tanques de água para apagar o fogo e cortar os dutos para que não continue saindo petróleo. Isso requer tempo e dinheiro", explicaram os especialistas.

As tropas americanas, que começaram na madrugada desta sexta-feira sua ofensiva terrestre no Sul do Iraque, estão tentando controlar os poços incendiados, que, segundo fontes militares, seriam cerca de 20, para apagar o fogo o quanto antes possível. Bagdá desmentiu que tivesse colocado fogo de forma premeditada em seus poços e garantiu que o fogo partiu de depósitos de petróleo e não de jazidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;