Economia Titulo Ceia de Natal
Últimas compras para a ceia de Natal lotam supermercados e padarias do Grande ABC

Consumidores enfrentaram filas para retirar encomendas de pratos prontos

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Supermercados e padarias da região tiveram movimentação intensa na véspera de Natal. Consumidores aproveitaram as últimas horas antes da ceia para garantir os produtos que ainda faltavam para a festa em família.

“Na verdade eu já havia comprado todos os itens. Mas optei por deixar para hoje (ontem) as compras de frutas, como laranja e limão, para o tempero das carnes. Isso porque é melhor que elas estejam frescas”, comenta o aposentado César Fraqueta, 61 anos. Apesar de elogiar os preços das frutas de época, como melão e manga, ele avalia que as tradicionalmente consumidas no Natal, como lichia e ameixa, estão muito caras.

Já o engenheiro Cláudio Moneda, 48, teve de fazer uma compra de emergência. “Eu congelei o tender e não teríamos tempo suficiente de descongelar até a hora da ceia. Então, vim pegar outro.” Para ele, apesar da movimentação intensa no supermercado, a quantidade de pessoas é menor do que no ano passado.

A aposentada Otília Sebastião da Costa, 74, está esperando nove pessoas para a festa. Como não comprou presentes para todos, aproveitou o dia de ontem para providenciar panetones. “Neste ano, como o dinheiro está mais curto, terá que ser só uma lembrancinha”, brinca. Ela diz ter se surpreendido com a quantidade de itens ainda disponíveis. “Pensei que não encontraria mais nenhum.”

Para quem não quis ter o trabalho de preparar os alimentos ou não teve tempo suficiente, a solução foi encomendar pratos prontos. Caso da farmacêutica Juliana Salvo, 33, que comprou uma salada de bacalhau e um bolo para a sobremesa. “Como tenho um filho pequeno, ficaria muito corrido se ainda fôssemos para a cozinha. Então, optamos pela praticidade.”

Gerente da unidade do bairro Jardim (Santo André) da Padaria Brasileira, Sérgio Luiz Bronetti comenta que, mesmo diante do momento de retração da economia brasileira, o número de encomendas foi alto no estabelecimento. O balanço, entretanto, será concluído nos próximos dias. “Conseguimos atingir nossas expectativas. O Natal é uma festa muito familiar, então, acaba sendo melhor escolher itens práticos.” Ele salienta que os produtos com mais saída são as sobremesas, como tortas e bolos, além das carnes em geral, como tender, pernil, lombo, peru e as bovinas, especialmente maminha, lagarto e filé-mignon.

As lojas do Grupo Pão de Açúcar, do Carrefour e da rede Hirota também trabalharam com encomendas de pratos prontos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;