Política Titulo São Bernardo
Vereador eleito, Cloves
aparece em vídeo polêmico

O Diário teve acesso a vídeos, gravados em março, em que
petista aparece no Sintracom pedindo apoio para se eleger

Por Beto Silva, Rogério Santos
19/12/2012 | 07:10
Compartilhar notícia


O vereador eleito de São Bernardo José Cloves (PT) será diplomado hoje, mas sua situação política pode se complicar. O Diário teve acesso a vídeos, gravados em março, em que o petista aparece em reunião na sede do Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bernardo e Diadema) pedindo apoio para se eleger.

Se configurados campanha antecipada e uso da máquina sindical, o diploma pode ser cassado. O caso dividiu opiniões de especialistas em Direito Eleitoral consultados pelo Diário: alguns defenderam ilegalidade, outros não. O Ministério Público Eleitoral pode abrir apuração.

Ex-secretário de Obras, Cloves recebeu 5.602 sufrágios e foi o quinto mais votado entre os 28 parlamentares eleitos, que serão oficializados hoje, na Câmara, às 10h30, juntamente com o prefeito, Luiz Marinho (PT), e o vice, Frank Aguiar (PTB).

A plenária no Sintracom teve direito a convite impresso. Também há num dos vídeos a realização de churrasco - como as gravações são separadas, não é possível saber se a reunião ocorreu no mesmo dia. Participaram Cloves, Marinho, a deputada estadual Ana do Carmo (PT) e secretários do governo municipal.

Em sua fala, o então secretário e pré-candidato a vereador sugere melhoria na acessibilidade da sede do sindicato, apesar da restrição de intervenções nesse sentido, envolvendo a entidade e a administração petista.

Depois, agradece a presença de pessoas "de todas as regiões da cidade". Em seguida, Cloves fala de sua pretensão em ser vereador e pede ajuda para alcançar o objetivo. "Vocês viram nas falas dos nossos companheiros aqui, a responsabilidade que me deram. A responsabilidade minha de trabalhar para esta candidatura, de ser vereador de São Bernardo do Campo, de ser vereador eleito no dia 7 de outubro. E mais, a responsabilidade de vocês, que vão ter que me carregar para ser vereador. Sozinho eu não consigo. (...) Preciso do apoio, preciso da dedicação, preciso do carinho de vocês. E vocês podem ter certeza de que na Câmara de São Bernardo do Campo terão um representante que os representará sempre. As portas estarão abertas sempre."

Na sequência, o prefeito Luiz Marinho discursa. "Ninguém ganha eleição sozinho. Especialmente quando é legislativo (...) Então aqui, a nossa campanha, a campanha do Cloves, tem uma missão, uma tarefa de primeiro se eleger o Cloves, segundo, ajudar a eleger uma boa bancada de vereadores do PT."

Cloves admitiu que patrocinou o churrasco, mas negou qualquer irregularidade. "Fui eu que organizei, mas foi uma coisa simples, foi bem antes da campanha. Tinha pouca gente, não tem nenhum problema."

O presidente do Sintracom, Admilson Lúcio de Oliveira, disse não ter certeza da atividade realizada por Cloves, mas afirmou que o sindicato costuma alugar a chácara para eventos por cerca de R$ 350 a diária. "O que sei é que realizamos um campeonato do sindicato com a participação de cerca de 28 empresas entre fevereiro e março e o Cloves passou por lá."

Marinho salientou que não participou de atividade ilegal. "Todas as atividades minhas, se tivesse ‘lanchinho' eu caia fora... Eu estive durante os quatro anos (de governo) várias vezes na chácara do sindicato, em eventos de aniversário, festa do sindicato, seminário, posse (de diretoria, mas reunião política seguida de churrasco, absolutamente, não."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;