Política Titulo Condenações
Supremo vai reavaliar multas do Mensalão
Por
06/12/2012 | 08:57
Compartilhar notícia


O Supremo Tribunal Federal vai discutir nesta quinta-feira as multas aplicadas aos condenados no mensalão, que somam R$ 22,7 milhões. O objetivo é corrigir disparidades em alguns casos em que réus pagariam penas financeiras menores do que outros que tiveram participação reduzida nos crimes. Outro tema que pode entrar na pauta é a discussão sobre a perda de mandato dos deputados federais condenados, mas os ministros acreditam que uma decisão sobre essa questão deve acontecer só na próxima semana.

 

O revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quarta-feira (5) que vai propor um critério para padronizar as multas. Ele quer que esta sanção seja aumentada na mesma proporção da pena de prisão. A legislação diz que a punição financeira pode variar de 10 a 360 dias-multa. Lewandowski vai propor que seja tomado como parâmetro o acréscimo de pena feito nas condenações. Ele anunciou que enviará uma tabela aos colegas para facilitar o entendimento da proposta e sugeriu que este padrão seja estendido a todos os réus.

 

Além das multas, resta analisar se João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) perderão seus mandatos na Câmara dos Deputados. A decisão pode afetar ainda José Genoino (PT-SP), que é suplente e deve assumir o cargo em janeiro. A maioria dos ministros deverá votar pelo afastamento, ainda que alguns optem por determinar essa punição por um caminho indireto, o da suspensão dos direitos políticos. A Câmara, porém, entende que a decisão cabe a ela e tem de ser tomada em plenário, por maioria de votos, e após o trânsito em julgado da ação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;