Política Titulo
Manifestação contra veto de Alckmin acaba em confronto
Por Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
15/09/2005 | 08:21
Compartilhar notícia


Tumulto e confronto entre manifestantes e policiais marcaram o dia da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira, quando os deputados discutiam a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2006. Cerca de 800 estudantes cobraram a derrubada do veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao aumento do percentual destinado à educação na previsão orçamentária do ano que vem. A Polícia Militar foi acionada para evitar a invasão do plenário, onde poucos deputados estavam presentes.

Do lado de fora, estudantes e manifestantes brigavam para entrar, o que levou a PM a usar bombas de efeito moral. Os policiais ocuparam o prédio por volta do meio-dia desta quarta, e os manifestantes, após as 17h. Da tribuna, o corregedor da Assembléia, Romeu Tuma (PMDB), eximiu o presidente da Casa, Rodrigo Garcia (PFL), de responsabilidade na atuação da PM.

Na contramão do que a Assembléia aprovou, Alckmin vetou o aumento de 30% para 31% no percentual do Orçamento de 2006 destinado à educação. O argumento de integrantes da base aliada é que as universidades estaduais – USP, Unesp e Unicamp – não querem discutir seus orçamentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;