Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Cartão de crédito: 7 dicas para usar com inteligência
Da Redação
Do 33Giga
02/08/2021 | 13:48
Compartilhar notícia


Educar a população sobre dinheiro é um exercício diário – assim como usar cartão de crédito. Ele está longe de ser um vilão, mas ele precisa ser usado com consciência.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para  e suas questões podem ser respondidas

É possível recorrer a essa ferramenta sem problemas, desde que se tome alguns cuidados. A seguir, veja dicas do 33Giga e da cooperativa de crédito Cresol para controlar melhor seus gastos com o cartão de crédito.

Leia mais:
Promoção de Férias da PlayStation traz jogos com até 90% de desconto
Conheça 8 mulheres responsáveis por games de sucesso

Faça um planejamento financeiro

A primeira tarefa de quem quer manter o saldo bancário no azul com o cartão de crédito é adequar as despesas ao orçamento. Nunca desembolse mais do que você arrecada.

Antes de tudo, some as fontes de renda da família – salários e eventuais ganhos com aluguel de imóvel. Esse será o teto de ganhos do mês.

Depois, monte uma planilha para anotar as saídas. Registre os valores de cada boleto e cada nota fiscal. Esse controle ajuda a visualizar os custos fixos e variáveis.

Também vale estabelecer uma meta. Por exemplo, vá cortando os itens não essenciais até poupar 20% da renda mensal. Esse montante irá para uma reserva, que poderá ser usada em emergências.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Utilize um único cartão de crédito

Consumidor com muitos cartões acaba extrapolando. Somados, os limites de crédito podem ultrapassar bastante a renda mensal do usuário. Então, a pessoa vai comprando além da conta – sem perceber que não terá meios para quitar a dívida no mês seguinte.

É primordial impedir uma situação dessas. Portanto, concentre suas operações financeiras num único cartão de crédito. Assim fica muito mais fácil monitorar os pagamentos e verificar se você está gastando demais.

Estabeleça um limite compatível

Falando em limite, aqui vai um truque infalível para se manter na linha: diminua o teto de gastos do seu cartão de crédito.

Algumas operadoras elevam o crédito dos bons pagadores, mas essa recompensa costuma ter resultados ruins. Ter um limite de R$ 8 mil reais, sendo que seu salário é de R$ 3 mil, pode ser desastroso. A tentação de comprar no cartão aumenta – e o risco de se afundar em dívidas, também.

“Sugerimos que o limite de seu cartão de crédito equivalha a 30% de sua renda mensal”, avalia Adriano Michelon, Diretor Superintendente da Cresol. “Se for maior, o controle das despesas deve ser ainda mais rigoroso”

Prefira pagamentos à vista

Compras à vista sempre são mais vantajosas. O pagamento no ato pode render bons descontos. Fora isso, você se livra de pendências financeiras pelos próximos meses.

Claro que algumas situações exigem parcelamento. Digamos que sua geladeira quebrou e você precise de uma nova, mas não tenha dinheiro na poupança. A saída é recorrer ao cartão de crédito, dividindo o valor em prestações.

Nesse caso, tente pagar o menor número possível de parcelas, pois os juros inflam o preço final. Cuide, também, que a dívida fique dentro da margem estabelecida no seu orçamento para o período.

Pague a fatura em dia – e integralmente

Jamais atrase o pagamento da fatura de seu cartão de crédito. A taxa de juros é uma das mais altas do mercado, fazendo com que pequenas cifras se transformem em números enormes.

Se a conta estiver alta demais, não vale a pena cobrir apenas o valor mínimo. Deixar o restante para o mês seguinte é péssima escolha. Afinal, você entra no chamado crédito rotativo, cujos juros são igualmente exorbitantes.

Inadimplência no cartão é o estopim para uma bola de neve de dívidas. Por isso, quite sempre o valor total da fatura.

Acompanhe os gastos

A tecnologia auxilia no monitoramento das despesas pessoais. Hoje em dia, muitos cartões de crédito contam com aplicativos de celular que mantêm o histórico das compras. Você registra cada pagamento na hora em que ele acontece e sabe, exatamente, quanto ainda pode gastar no mês.

Se sua operadora não oferece essa conveniência, é mais um motivo para atualizar a planilha de gastos todos os dias. O acompanhamento constante dos pagamentos evita surpresas desagradáveis.

Usufrua dos benefícios

As bandeiras de cartão de crédito ofertam aos clientes programas de fidelidade. Cada compra acumula pontos – ou milhas – que, mais adiante, podem ser trocados por produtos ou serviços. Dá para adquirir cosméticos, ingressos de cinema e passagens aéreas com desconto.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.