Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Memória
>
Coluna
CTBC, adeus...

Se nenhum ato condescendente ocorreu neste fim de semana, o clube da velha Telefônica da Borda do Campo despediu-se ontem, já deixando saudades

Por Ademir Medici
30/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“A CTBC partiu. Despede-se agora o clube. O jornalista Ivan Lima reuniu imagens mais ou menos datadas. Elas necessitam, porém, de um trabalho a mais, a identificação desta gente que um dia fez esporte no clube que vive seus dias derradeiros na Alameda São Caetano, em Santo André.”

Cf. Memória, 18-9-2019

***

O apelo de Memória foi ouvido. Ivan Lima movimentou o Facebook que reúne mais de 1.300 ex-funcionários da Companhia Telefônica da Borda do Campo. E quatro fotos ganham identificação.

O CTBC Clube pode mesmo acabar – desde que outro espaço não seja localizado como sede, ou desde que a Telefônica Vivo não lhe estenda uma mão. Mas a história, esta é imortal, se resistirem esforços como os de Ivan Lima.
 

Agenda

Os 25 anos da Memória Bunge

Fundação Bunge celebra nesta segunda-feira (30) 25 anos de atuação do Centro de Memória mantido em São Paulo.
Em cinco painéis, são apresentados temas como guarda e preservação da memória, disseminação do conhecimento e utilização de acervo como ferramentas estratégicas de gestão.
Seguem-se debate e abertura da mostra Há História em Todo Lugar, que traz um pouco da trajetória do Centro de Memória Bunge neste um quarto de século.
O Centro de Memória Bunge fica à Rua Diogo Moreira, 184, Pinheiros, em São Paulo. E no seu acervo há muito material acerca de empresas do grupo que atuam ou atuaram no Grande ABC. Vale conhecer.

Diário há 30 anos

Sábado, 30 de setembro de 1989 – ano 32, edição 7184

Manchete – Poupança pagará 36,6%; inflação é recorde: 35,9%
Indústria – Scania lança novos modelos de caminhões pesados e extrapesados, com 200 modificações técnicas.
Santo André – Prefeitura municipaliza saúde e retomará Hospital de Clínicas, o futuro Mário Covas.
 

Em 30 de setembro de...

1914 – I Guerra. Manchete do Estadão: contra-ataques alemães repelidos; marcha dos belgas sobre Bruxelas; protesto da China contra a invasão dos japoneses.
1969 – Inaugurado o posto de puericultura do Parque Novo Oratório, em Santo André.
1984 – Falece Marcos Andreotti, fundador do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André.
- Prefeito Valdírio Prisco inaugurava a Praça Ema Maziero Cardim e o edifício-sede Secretaria de Educação, com o nome do vereador Domingos Bertoldo.
1999 – Inaugurado o Central Plaza Shopping, na divisa de São Paulo com São Caetano.

Hoje

- Dia da Secretária, função surgida nos Estados Unidos, na década de 1930, e, no Brasil, após a Segunda Guerra Mundial, com a expansão industrial. Um nome: Aline Cardoso, secretária da coordenadoria de comunicação do Semasa.
- Dia Nacional do Jornaleiro. A união entre o jornal e o leitor, conforme anúncio institucional do Diário publicado há 30 anos
- Dia do Ferroviário. Marca também a criação da Rede Ferroviária Federal em 30 de setembro de 1957.
- Dia Internacional da Navegação
- Dia Mundial do Tradutor
 

Santos do Dia

- Francisco de Borja
- Gregório (o Iluminador).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.