Política Titulo
Governador gaúcho critica mínimo regional
Do Diário do Grande ABC
24/03/2000 | 16:16
Compartilhar notícia


O governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), afirmou nesta sexta que o salário mínimo tem de ser único e nacional, de acordo com a Constituiçao. A criaçao de pisos estaduais será sugerida em projeto de lei complementar pelo governo federal. "O salário mínimo, diz a Constituiçao, e ela tem de ser cumprida, tem de ser único e nacional", afirmou Olívio.

"O governo reajustou minimamente o salário mínimo e, aí deu este lance de esperteza que nao tem conseqüência", declarou, acrescentando que os trabalhadores da iniciativa privada devem ter o mínimo definido nacionalmente.

Além de criticar a forma, Olívio questionou também o valor de 151 reais. "Esse salário é revelador da insensibilidade do governo federal para com os que ganham menos", disse ele. "Há bem pouco tempo, o governo federal estava muito sensível com a definiçao do teto salarial; quer dizer, os que ganham mais iam ganhar mais ainda. Agora, quando chegou a vez de elevar os pisos dos que ganham menos, ele mostra-se insensível e quer transferir responsabilidade para outras áreas". A autorizaçao para que os governadores adotem pisos estaduais deve ser proposta ao Congresso em projeto de lei complementar.

Olívio disse que o valor de R$ 151 para o salário mínimo segue as orientaçoes do Fundo Monetário Internacional (FMI) "de nao elevar gastos sociais nem buscar recursos através de medidas como a taxaçao dos capitais internacionais". As declaraçoes foram divulgadas por meio de nota distribuída na quinta à noite, em que o governador foi irônico com o Palácio do Planalto.

"Este episódio demonstra que o Fundo Monetário Internacional tem mais ascendência sobre o governo federal que o senador Antonio Carlos Magalhaes (presidente do Congresso, do PFL da Bahia)". O senador havia defendido o mínimo de US$ 100.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;