Internacional Titulo
Otan acolhe um antigo inimigo, a Sérvia, na Associação pela Paz
Da AFP
14/12/2006 | 16:59
Compartilhar notícia


A Otan, Organização do Tratado do Atlântico Norte, acolheu nesta quinta-feira um antigo inimigo, a Sérvia, e dois outros países nascidos do desmembramento da Iugoslávia, a Bósnis Herzegovina e o Montenegro, na "Associação para a Paz" - um programa de diálogo que não garante, no entanto, uma futura adesão.

"Nossa entrada nesta família é apenas a primeira etapa de um processo que culminará com a integração completa da região na Aliança", afirmou, no entanto, o presidente sérvio, Boris Tadic, durante a cerimônia de assinatura na sede da Otan.

No final de novembro, em Riga, durante a reunião de cúpula da Otan os três países balcânicos foram chamados a aderir à Associação pela Paz, que representa o primeiro nível de diálogo institucional com a Aliança Atlântica

Estes países poderão participar do Conselho de Parceria Euro-Atlântico (CPEA), que passará, assim, de 46 a 49 países membros - contando com os 26 aliados e seus 23 associados.

O fato acontece sete anos depois de a Sérvia ter sido bombardeada justamente pelas forças desta organização durante a guerra em Kosovo.

A decisão tomada pela Otan em novembro passado durante sua conferência em Riga de convidar Sérvia, Bósnia e Montenegro a aderir a Associação para a Paz surpreendeu.

Estados Unidos, França e Grã-Bretanha não concordaram logo com a iniciativa, considerando que Belgrado deveria, antes, entregar ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia os líderes político, Radovan Karadzic, e militar, Ratko Mladic, dos sérvios da Bósnia.

A procuradora do TPI, Carla del Ponte, que acusa a Sérvia de não cooperar plenamente na procura destes foragidos, lamentou a decisão.

Na conferência de Riga, a insistência de outros aliados, como a Espanha, foi considerada decisiva.

Segundo estes países, uma atitude inflexível - e até agora improdutiva - teria reforçado os extremistas sérvios e enfraquecido os moderados pró-ocidentais antes das eleições legislativas sérvias, previstas para 21 de janeiro.

Em 1999, a Otan despejou durante 78 dias 25 mil  toneladas de bombas sobre a ex-república iugoslava da Sérvia e Montenegro, em uma operação que deixou, segundo as autoridades iugoslavas, mais de 2.500 mortos, entre eles 81 crianças, e mais de 10 mil feridos.

O objetivo deste bombardeio era impedir o regime do ditador Slobodan Milosevic de cometer novos crimes na província de Kosovo, de maioria albanesa, atualmente sob administração da ONU e onde a Otan mantém tropas.

O custo da guerra para os sérvios foi estimado na época em cerca de 30 bilhões de dólares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;