Internacional Titulo
Gore admite derrota e Bush é o novo presidente dos EUA
Do Diário OnLine
Com Agências
14/12/2000 | 11:02
Compartilhar notícia


O vice-presidente e candidato democrata Al Gore, em pronunciamento na madrugada desta quinta-feira (no Brasil, noite da quarta-feira nos Estados Unidos) reconheceu sua derrota nas eleiçoes americanas e parabenizou o republicano George Walker Bush pela vitória como novo presidente dos Estados Unidos. Gore pediu para que o país apóie Bush durante os próximos anos e disse que agora é preciso abrir mao do partidarismo pelo bem da naçao. "Devemos eliminar a divisao que aconteceu durante a campanha. O rancor partidário tem de ser deixado de lado."

Gore iniciou seu discurso dizendo que tinha telefonado para Bush para felicitá-lo pela vitória. ``Há alguns instantes eu falei por telefone com George W. Bush e o parabenizei por se tornar o 43º presidente dos Estados Unidos da América', disse.

Gore disse que resolveu aceitar a decisao da Suprema Corte americana, mas deixou claro que nao concorda com ela. Ele disse que nem ele e nem o seu adversário poderiam esperar que as eleiçoes fossem resultar em um problema tao grande, e ressaltou que a questao foi resolvida "pelas instituiçoes da democracia americana". O atual vice-presidente disse que sua alma sai revigorada da derrota.

Ele disse ainda que Bush sabe que o país estará ao seu lado durante o seu mandato. "Em nome da democracia, reconheço minha derrota e prometo apoio a Bush. Eu apelo a todos os que me apoiaram que apóiem também o novo presidente. Agora é o momento de esquecer as diferenças. Aquilo que nos une é muito maior do que o que nos divide", afirmou. "Acabou a luta política. Continua a luta permanente pelo bem-estar americano." Gore citou ainda que ``haverá tempo' para que ambos debatam ``as diferenças'.

Gore falou de seu gabinete na Casa Branca, tendo como fundo duas bandeiras dos Estados Unidos. Ao deixar o local, ele estava acompanhado pela mulher, Tipper, pelas filhas e pelo companheiro de chapa, Joe Lieberman, e sua esposa.

Decepçao - Gore lembrou que muitos poderiam estar decepcionados com o resultado, assim como ele também estaria, mas afirmou que este nao deve ser o sentimento do povo americano. "Nossa decepçao tem de ser superada pelo amor que temos pelo nosso país", disse.

Prontamente, o democrata demonstrou o interesse de promover uma conciliaçao com o rival republicano. "Propus um encontro o mais cedo possível a fim de que possamos eliminar as divisoes e a disputa gerada durante a campanha que acabamos de viver", declarou Gore.

Futuro - O vice-presidente prometeu que vai continuar lutando pelo país que descobriu durante a campanha presidencial. "Vale a pena lutar por este país e eu nao vou abrir mao disso", afirmou.

Ele também agradeceu a todos aqueles que o apoiaram durante a campanha, principalmente os que estiveram na Flórida durante as últimas semanas e o candidato à vice-presidência em sua chapa, Joseph Lieberman. Gore também agradeceu sua mulher Tipper e seus filhos e o candidato. O atual vice-presidente dos Estados Unidos vai passar as festas de final de ano no Tennessee, com a família.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;