Internacional Titulo
Argentina tenta encontrar soluçao para dengue no Brasil
Do Diário do Grande ABC
16/03/2000 | 14:05
Compartilhar notícia


O titular do comitê de crise do ministério da saúde argentino, Francisco Martini, viaja nesta quinta-feira ao Brasil para se informar sobre o problema da dengue, enfermidade que atingiu milhares de pessoas no país, anunciou um comunicado.

Martini participará de uma série de reunioes com funcionários da área da saúde no Rio de Janeiro e, entre sábado e domingo próximos percorrerá regioes do interior do Brasil, especialmente do nordeste, onde se detectou o maior número de casos.

Nessa regiao, ele pretende ``observar as açoes para deter a pandemia que afeta já numerosos países da regiao (Equador e Paraguai)', frisou o comunicado da pasta sanitária.

Por outro lado, o ministério da saúde pública da província de Chaco (nordeste) declarou o estado de ``alerta amarelo' por um surto de dengue e recomendou à populaçao que radicalize as medidas de prevençao.

De acordo com o comunicado do ministério, na Argentina há 163 casos suspeitos, 49 prováveis e dois confirmados e ``todos correspondem a pessoas que nos últimos dez dias estiveram no Paraguai'.

O ministro da saúde argentino, Héctor Lombardo, anunciou a possibilidade de se reunir com seu colega paraguaio para coordenar políticas sanitárias conjuntas pela extensa fronteira que compartilham os dois países.

A dengue é uma doença virótica transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que por sua vez adquiriu o vírus ao chupar o sangue de uma pessoa com dengue, com o qual reproduz a cadeia.

A doença se apresenta de duas formas: febre do dengue e febre hemorrágica do dengue, esta última mais severa mas muito pouco freqüente, explicaram as autoridades da saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;