Economia Titulo
UE e Mercosul começam negociaçoes em Bruxelas
Por Do Diário do Grande ABC
13/06/2000 | 11:33
Compartilhar notícia


As delegaçoes de Uniao Européia (UE) e Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) começaram nesta terça-feira, em Bruxelas, a segunda rodada das negociaçoes para chegar a um acordo de livre comércio.

As delegaçoes, que trabalharao até sexta-feira, sao lideradas por Guy Le Gras, diretor-geral de Relaçoes Exteriores da Comissao Européia, e Horacio Chighizola, vice-chanceler argentino, que está acompanhado por uma equipe de cerca de 40 pessoas.

Nesta segunda fase de trabalhos, que sucede os realizados em abril passado, em Buenos Aires, ambas as partes analisarao a informaçao trocada sobre os respectivos sistemas comerciais, em uma fase anterior à definiçao das normas comuns.

Também serao estabelecidos os objetivos específicos da negociaçao, a partir das propostas apresentadas pelas partes, se identificarao as medidas e obstáculos nao-tarifários ao comércio se combinará a meta da terceira fase das negociaçoes, prevista para novembro em Brasília (o Brasil assume a presidência do Mercosul no segundo semestre de 2000) e Santiago.

A negociaçao sobre medidas tarifárias terá início em julho de 2001.

Os líderes da negociaçao também apresentarao temas paralelos, de interesse da outra parte, como o processo de ampliaçao da UE, os acordos de associaçao UE-México, Mercosul-ALCA (Area de Livre Comércio das Américas) ou a Política Agrária Comum, entre outros.

Semana que vem, acontecerá a segunda fase das negociaçoes UE-Chile, mantidas paralelamente às do Mercosul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;