Cultura & Lazer Titulo
Morre comediante e diretor francês Gérard Blain
Das Agências
17/12/2000 | 15:50
Compartilhar notícia


O comediante e diretor de cinema francês Gérard Blain morreu neste domingo em Paris aos 70 anos de idade. Considerado o verdadeiro James Dean francês, começou a carreira como ator, tendo trabalhado em mais de 45 longas-metragens.

Foi descoberto por Julien Duvivier e por Claude Chabrol, com quem interpretou principalmente Le Beau Serge e Les Cousins.

Em março de 2000 seu último filme, Ainsi Soit-il, recebeu aplausos entusiasmados da crítica.

Ele nasceu em Montrouge, perto de Paris, dia 23 de outubro de 1930, tendo iniciado a carreira como figurante em Les enfants du paradis de Marcel Carné (1943). Alain Duvivier nao hesitou, em 1956, de lhe confiar um dos principais papéis em Le temps des assassins.

Revelou-se como uma das grandes esperanças do cinema francês e filma sucessivamente Crime et châtiment, Le désir mène les hommes e Les mistons.

Embora Gérard Blain nao se sentisse muito à vontade com a nouvelle vague, os dois filmes de Claude Chabrol Le beau Serge e Les cousins vao consagrar seu talento.

Após ter vivido algum tempo na Itália, para rodar alguns filmes, ele foi para Hollywood, onde divide com John Wayne o sucesso de Hatari de Howard Hawks.

A partir dos anos 70, Gérard Blain faz os próprios filmes que o aproximam da escola de Robert Bresson. Esta segunda carreira se desenvolve na sombra, e nao encontra grande público.

Sucedem Les amis (1970), Le pélican (1973), Un enfant dans la foule (1975), Pierre et Djemila (1987), Ainsi soit-il (2000).

Gérard Blain obteve, em 1999, um Leopardo de ouro pelo conjunto de sua obra, no Festival de Locarno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;