Cultura & Lazer Titulo
Dois filmes brasileiros disputam o Coup de Coeur
Do Diário do Grande ABC
24/03/2000 | 14:38
Compartilhar notícia


Dezesseis longas do Brasil, Argentina, Colômbia, México, Chile, Equador e Venezuela, disputam este ano os dois principais prêmios do Encontro de Cinema da América Latina de Toulouse: o Coup de Coeur e o prêmio da Crítica Francesa, instaurado pela primeira vez na presente ediçao.

Dois filmes brasileiros estao em busca do Coup de Coeur, que dará US$ 3.500, 'Através da janela' de Tatá Amaral e 'Hans Staden' de Luis Alberto Pereira. Outros países estao representados em Toulose. 'Santitos', de Alejandro Springall (México), 'El intruso' de Guillermo Alvarez (Colômbia), 'El chacotero sentimental' de Cristian Galaz (Chile), 'A la medianoche y media' de Mariana Randón e Marité Urgás (Venezuela), 'Cien años de perdón' de José Glusman e 'Mundo grúa' de Pablo Trapero (os dois pela Argentina).

Este ano a novidade de Toulouse será o Prêmio da Crítica Francesa, cujo júri será formado por Claude Bylie, Caroline Vie Toussaint e Nadine Guerin, do Sindicato da Crítica Francesa.

Esther Saint Dizier, presidente da Arcalt, entidade organizadora, precisou que esse prêmio da crítica é destinado à melhor estréia.

Nessa seçao figuram 14 filmes, entre eles seis que também competem pelo Coup de Coeur, dirigidos por Springall, Galaz, Pereira, Trapero, Alvarez, e Randón e Urgás. Os restantes sao: 'El séptimo cielo' de Juan Fischer (Colômbia), 'El visitanta' de Javier Olivera (Argentina), 'Rito terminal' de Oscar Urrutia (México), 'Ratas, ratones y rateros' de Sebastián Cordero (Equador), 'Segundo siglo' de Jorge Bolado (México), 'Luminarias' de José Luis Valenzuela (México/EUA), 'El valle' de Gustavo Balza (Venezuela), e 'Terminal' de Jorge Echeverry (Colômbia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;