Memória Titulo
Trabalhadores reconquistam o Vila Euclides

A passeata do 1º de maio de 1980 marcou para sempre a história dos trabalhadores do Grande ABC: era o 31º dia da greve dos 41 dias. A passeata...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/05/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A passeata do 1º de maio de 1980 marcou para sempre a história dos trabalhadores do Grande ABC: era o 31º dia da greve dos 41 dias.

* * *

A passeata de exatos 30 anos atrás quebrou algumas barreiras: houve concentração na Praça da Matriz da Boa Viagem, caminhada em direção ao Paço e depois ao Estádio da Vila Euclides e ocupação do estádio durante todo o dia - e tudo era proibido. Mas foi tanta gente que apareceu, que a Secretaria da Segurança Publica não teve outro remédio senão aceitar as manifestações.

"Ajoelhem e rezem uma Ave Maria, pois estivemos no fio da navalha", desabafou o secretário da Segurança, desembargador Otávio Gonzaga Júnior, ao prefeito Tito Costa, de São Bernardo, em contato telefônico.

O telefonema foi realizado uma hora após a liberação da caminhada dos trabalhadores. Durante o percurso, os trabalhadores gritaram várias vezes o nome de Tito Costa. O prefeito colocou-se claramente ao lado deles, a exemplo do que fizera na greve de 1979 quando Lula e outras lideranças sindicais estavam fora de combate.

A cidade amanheceu vigiada pela polícia às 5h da manhã. A retomada do estádio ocorreu às 12h15. Dom Cláudio Hummes, outro que ficou ao lado dos trabalhadores, chegou a fazer o ‘V' da Vitória à multidão. Seguiram-se 13 oradores. Tito Costa foi o primeiro a falar:

"A volta dos trabalhadores ao estádio foi o resultado do bom senso. Que os empresários aceitem a reabertura das negociações o mais rápido possível", disse o prefeito.

"Hoje o mais importante foi aquilo que vocês conseguiram. Essa é a grande vitória de vocês", assinalou o bispo.

"É lamentável a comemoração do 1º de Maio com dezenas e líderes sindicais presos", gritou Osmarzinho, que até a véspera era considerado foragido da Justiça.

Na cobertura da passeata, o Diário publicou um editorial forte: "Vai muito além a repercussão da greve". E foi. E a greve dos metalúrgicos de 1980, a dos 41 dias, perduraria 10 dias a mais a partir daquele 1º de Maio, com muita repressão ainda e uma vitória acima de tudo política dos trabalhadores.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Emilinha Borba e Marlene, as cantoras do rádio, duas doces rivais. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: na Era do Swing, Billy Eckstine e Bunny Berigan com suas big bands; amanhã: Frank Sinatra e Orlando Silva. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

Eldorado AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história das Copas do Mundo (6ª parte): os grandes momentos da Copa 1970. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. A propaganda da Duraplac e Pepsi Cola nos anos 70. Altemar Dutra canta Tudo de mim (de Evaldo Gouveia e Jair Amorim) e Demetrius, Despenteada (de Palito Ortega), a pedido do ouvinte Roberto Andrade, do Jardim do Estádio. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. O passado de Ribeirão Pires. E canções que só o Gramafone da Saudade de J. Lernic tocava. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

Jubileu do Scania Clube

Este maio é o mês dos 50 anos do Scania Clube, de São Bernardo. A data oficial reporta-se a 29 de maio de 1960. Mas hoje começa uma série de quatro semanas festivas, cada semana lembrando baluartes do clube, que nasceu Grêmio Scania-Vabis. Serão as semanas Curt Benshart Streich, Paulo Ferreira, Ernesto Thomé e Orlando Striani.

Curt foi o idealizador do clube, em 1960; Paulo Ferreira, o primeiro presidente de fato; Ernesto Thomé, presidente de 1965 a 1974 - foi ele que idealizou a atual estrutura física do clube, dentro da Scania, em São Bernardo; e Orlando Striani é um dos mais atuantes dirigentes do clube. Foi seu fundador em 1960. Atua até hoje no clube. Colaborou decisivamente na criação do Grupo da Melhor Idade, em 1999.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 1º de maio de 1980

Dops quer bispo (dom Cláudio) sob inquérito e preventiva de 17 líderes sindicais do Grande ABC.

1º de Maio - Manifestações no Grande ABC continuam proibidas.

Editorial - Contradições marcam este 1º de maio

EM 1º DE MAIO DE...

1914 - Fundado o São Caetano EC.

1936 - Realizada a Primeira Festa do Pilar Velho, em Ribeirão Pires.

1940 - Fundação do Eldorado FC, em Diadema.

1946 - Instalada a Justiça do Trabalho, em Santo André, com abrangência sobre toda a região.

1950 - Fundada a Sociedade Amigos de Eldorado, a primeira de Diadema.

1950 - Fundado o EC Palmeirinha, da Vila do Tanque, em São Bernardo.

1954 - Colônia japonesa de Santo André funda a Sociedade Cultural ABC.

1955 - Inaugura-se no cemitério da Vila Euclides, em São Bernardo, um mausoléu em memória aos trabalhadores moveleiros e têxteis da cidade.

1955 - Inaugurada a capela de Nossa Senhora Aparecida, no Parque Novo Oratório, Santo André.

HOJE

Dia Internacional do Trabalhador e do Trabalho.

Trabalhadores

Nascem em 1º de maio:

1911 - Antonio Baptista da Silva. Natural de Mococa (SP). Sócio nº 390 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Oratório, 124, Santo André.

1913 - Manoel Valero. Natural de Serra Azul. Sócio nº 264 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residência: Rua Pirassununga.

Fonte - 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;