Esportes Titulo
Mano promove retorno de Alessandro
Anderson Fattori
Com Agências
01/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O primeiro treino do Corinthians após a derrota para o Flamengo foi marcado pela obsessão para consertar um dos problemas da equipe que está no limiar entre o céu e inferno: a finalização. O técnico Mano Menezes pisou no gramado do Parque São Jorge, separou reservas de titulares, diminui o tamanho do campo e iniciou trabalho tático por cerca de 40 minutos. Gritou, gesticulou, parou o trabalho diversas vezes. Ele tentava por fim a passividade que seu time e que seu principal jogador, Ronaldo, estão enfrentando.

Logo no início do treino, Mano Menezes já mandou recado que não suportará falhas. Recuperado de lesão muscular na coxa direita, o lateral direito Alessandro foi escalado no lugar de Moacir, que cometeu o pênalti que determinou a vitória do Flamengo, por 1 a 0, no Maracanã, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América.

Como precisa vencer, o treinador estuda retomar o ofensivo esquema 4-3-3 que deu certo na temporada passada com a saída de Jucilei para a entrada de Jorge Henrique. A mudança teria sido usada na manhã de ontem, quando o treinador comandou treinamento fechado para a imprensa. "Quanto ao esquema tático, precisamos observar alternativas, pois o futebol é assim. Nós temos uma opção diferente da que usamos e vamos avaliar o que fazer", despistou o comandante aumentando o mistério.

O 4-3-3 foi alterado devido a saída do meia Douglas, que era o homem de ligação no ano passado. Mano entende que Danilo não tem essas características e resolveu mudar. Agora, precisando vencer por dois gols de diferença, pode retomar o esquema ofensivo.

Segundo o treinador, com a escalação de mais um atacante, a equipe pode criar mais opções. "O time precisa melhorar a capacidade de construção. Nossas jogadas foram previsíveis e isso ajuda o marcador. Talvez tenha faltado uma armação mais objetiva ou o drible para abrir a defesa. Tentamos um pouco, mas faltou repetição e mais insistência", avaliou.

É evidente no ambiente corintiano que a palavra eliminação incomoda. Até mesmo os mais experientes estão receosos do que poderá acontecer caso o Corinthians não passe pelo Flamengo depois de toda euforia em cima da equipe no ano do Centenário.

O capitão William foi o único a falar com a imprensa e assumiu que a equipe está rendendo menos do que o esperado. "Minha auto-crítica é acentuada, a minha e a de todos. Não fizemos um bom jogo, mas temos chance de nos recuperar", analisou o zagueiro que se incomodou quando o assunto era a possível queda. "Pô, vocês (imprensa) só perguntam o que vai acontecer em caso de eliminação. Nós, jogadores, estamos mais otimistas que vocês", esbravejou.

Coincidências ou não, após o treino de ontem, estrelas como Ronaldo, Roberto Carlos e também Jorge Henrique ficaram um pouco mais no gramado treinando exaustivamente cobranças de pênaltis. Caso devolva o 1 a 0 sofrido no Maracanã, o tiro livre é que vai definir quem avança para as quartas de final.

A atividade faz parte da rotina de treinamentos, quando atacantes desafiam os goleiros e vice versa, mas ontem a brincadeira parecia mais séria. Nos próximos dias, Mano Menezes deve incluir novos batedores no grupo, apesar de dizer que não quer passar por essa emoção na partida. "Tenho 47 anos e não posso acelerar muito o meu coração com isso. Mas é claro que se esse for o destino nós vamos estar preparados", brinca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;