Cena Política Titulo
Maranhão tende a trocar PSDB por PSB
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
21/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O apoio dado pelo prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), à candidatura do vice-governador Márcio França (PSB) ao governo paulista foi apenas o primeiro passo do que parece ser uma mudança definitiva de Maranhão. O tucano recebeu convite – e está tentado a aceitar – para trocar de legenda: sair do PSDB e ir para o PSB, seguindo caminho traçado por seu padrinho político, o hoje prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB). A adesão ao projeto de França gerou nova crise com Maranhão no tucanato. A outra ocorreu em 2014, quando o prefeito de Rio Grande declarou voto na então presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que se candidatava à reeleição. À época, seu nome foi levado ao conselho de ética do PSDB, mas ampla articulação evitou sua expulsão. Agora, a saída é dada como certa nos bastidores.

Recurso
O recurso do presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Rubão Fernandes (PSD), contra condenação sofrida por improbidade administrativa será analisado hoje no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Rubão foi considerado culpado em acusação de ser funcionário fantasma – ele recebia como supervisor do Programa Saúde da Família em Rio Grande da Serra, enquanto era vereador em Ribeirão, inclusive com acúmulo de salários.

Homenagem
O bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, da Diocese de Santo André, participou da inauguração do Terminal Grande Alvarenga. Em uma das entradas do local foi instalado um jardim ecumênico em homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns, quinto arcebispo de São Paulo e morto em 2016. Dom Pedro fez oração e abençoou o espaço. “A homenagem é merecida. O município precisa pensar nos mais pobres, assim como Dom Paulo fez.”

Luto
Empresário tradicional de São Caetano, José Zuca Saturnino, conhecido como Zuca Chapéu, morreu ontem. Natural de Piancó, na Paraíba, chegou em São Caetano aos 19 anos para trabalhar como servente de pedreiro e, posteriormente, se tornou empreiteiro e dono de comércios na cidade. Ele também foi candidato a vereador algumas vezes – a última em 2012, pelo PP – e ficou conhecido por organizar romarias do município ao Santuário de Nossa Senhora, em Aparecida. Ele lutava contra um câncer e tinha 68 anos.

Calendário
A Câmara de São Caetano marcou as primeiras audiências públicas do ano. No dia 23 haverá prestações de contas da Saúde e no dia 28, da Fazenda. Para abril estão previstas audiências das secretarias da Educação, Cultura, Assistência e Inclusão Social e Esportes, Lazer e Juventude. “Isso mostra o compromisso e dever que esta Casa tem com a fiscalização e a transparência, inovando para aproximar cada vez mais o cidadão ao bom uso do dinheiro público”, disse o presidente da Câmara, Pio Mielo (MDB).

Apoio
Ex-vereador e ex-vice-prefeito de Mauá, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT) anunciou que vai apoiar a candidatura à reeleição do deputado estadual Carlos Neder (PT), da Capital. Paulo Eugenio afirmou que a decisão pela adesão aconteceu pela luta em defesa da Saúde pública promovida por Neder. O mauaense foi contratado para atuar no gabinete de Neder, na Assembleia Legislativa. Vale lembrar que, em Mauá, os ex-prefeitos Donisete Braga e Oswaldo Dias (de quem Paulo Eugenio foi vice, entre 2009 e 2012) devem ser candidatos a deputado estadual.

Articulação
Ex-vereadora de São Bernardo, Lia Duarte (PSDB) foi vista há duas semanas na FUABC (Fundação do ABC). Dizem que foi tratar de uma provável contratação para um cargo de diretoria na entidade regional. Ela deixou a cadeira na Casa desde a volta de Mario de Abreu ao Legislativo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;