Política Titulo
Ozelito admite entrar no PSC para buscar o Paço
Por Mark Ribeiro
do Diário do Grande ABC
23/04/2011 | 07:05
Compartilhar notícia


Sufocado no PSB, cuja direção, apesar de descontentamentos internos, insiste em caminhar ao lado do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), o vereador Ozelito José Benedito, o irmão Ozelito, admitiu pela primeira vez que o ingresso no PSC é questão de tempo. O parlamentar aguarda apenas a abertura da janela partidária, em setembro, para formalizar a troca, que tem como finalidade a candidatura a prefeito na eleição de 2012. O PTB, que tentou atravessar a transação, não conseguiu seduzi-lo.

O Diário antecipou a manobra do ainda socialista em fevereiro, mês em que recebeu o convite diretamente do presidente estadual e secretário nacional do PSC, Gilberto Nascimento. Na época, Ozelito ainda desconversava sobre o assunto. Mas, diante da proximidade do desfecho, a prudência foi deixada de lado. "Só falta acertar a saída do PSB. Com o PSC, está 90% certo."

A mudança de legenda passa necessariamente pela vontade do vereador em lançar-se na corrida ao Paço do ano que vem. No PSB, não tem a mínima chance de pleitear a candidatura majoritária, tendo em vista a aliança incondicional firmada pelo presidente municipal do partido, Carlos Thomaz, com Oswaldo Dias.

Até então crítico do prefeito, Thomaz selou a paz com o petista no início de 2010, quando foi convidado a comandar a Secretaria Municipal de Segurança Pública. Pela manutenção do posto, o mandatário da sigla descarta qualquer possibilidade no pleito que não seja o apoio integral do PSB à tentativa de reeleição de Oswaldo.

Para não estremecer a parceria com o Executivo, a direção do PSB mauaense tem, inclusive, ignorado opiniões de quadros internos de que Ozelito seria terceira via interessante para a eleição. A ideia é em virtude de o parlamentar carregar consigo boa parte do eleitorado evangélico da cidade, o que pode fazer a diferença na disputa.

Composição - Nos bastidores, Ozelito é tido como o nome ideal para compor chapa majoritária. Ele já foi sondado pelo PT e tem conversado com o grupo da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) para sair candidato a vice-prefeito. Ela, porém, está mais próxima de fechar aliança com a ex-secretária de Educação Ângela Donatiello Lopes, em parte pela dificuldade em demover a obsessão do vereador em encabeçar chapa ao Executivo.

Valorizado, Ozelito adota linha não comprometedora. "Em política não se pode descartar nada. Se for uma composição boa, posso até pensar. Mas é preciso ter chance de vitória. Não serei coadjuvante", garantiu.

A confiança se dá pelo seu número crescente de votos. Em 2004, conquistou o primeiro mandato na Câmara com 2.354 votos. Em 2008, foi reeleito com 4.989. E, no ano passado, obteve 24 mil votos como candidato a deputado estadual (ficou sem vaga), dos quais, 15 mil em Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;