Cultura & Lazer Titulo
Receita para adoçar a ceia em família
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
13/12/2009 | 07:15
Compartilhar notícia


É tempo de se permitir mesa farta em família. E nada melhor para terminar uma bela ceia que um doce deliciosamente tentador.

Nesta semana um curso intensivo sobre como produzir panetone encerrou o ano das atividades da área de culinária do Fundo Social de Solidariedade de São Caetano. Na ocasião, 37 participantes receberam certificados de conclusão, além de um livro de receitas. E, como sempre, ao fim da atividade todos puderam degustar o que foi produzido durante as aulas abertas à população.

Esta coluna já teve a oportunidade de provar os quitutes de um dos cursos gratuito realizados ao longo do ano, o de panificação. E o resultado surpreendeu pela variedade e qualidade dos alimentos produzidos.

No caso das aulas sobre panetone, os alunos aprenderam a produzir panetone de frutas, chocotone, pavetone de frutas, trufatone, sorvetone, rabanadatone, brigadeirotone e panetone trufado. A culinarista responsável Beth Gondarez gentilmente nos cedeu uma das receitas ensinadas ao grupo.

Pavetone de frutas

Ingredientes
2 panetones tradicionais de 500g cortado em fatias

Creme Branco
1 lata de leite condensado
2 latas (mesma medida) de leite
3 gemas peneiradas
3 colheres (sopa) de farinha
de trigo
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Creme de Chocolate
400ml de leite
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de farinha
de trigo
1 colher (sobremesa) de essência de chocolate

Cobertura
Frutas cristalizadas a gosto
Uvas-passas hidratadas a gosto
Ameixas hidratadas e picadas a gosto
Pedaços de chocolate ao leite e branco a gosto
Cerejas ao marasquino a gosto para decorar

Modo de Preparo
Creme Branco: Em uma panela coloque todos os ingredientes misturando bem. Leve ao fogo brando mexendo constantemente até engrossar. Retire do fogo e junte a essência, misture e reserve.

Creme de Chocolate: Em uma panela coloque todos os ingredientes misturando bem. Leve ao fogo brando mexendo constantemente até engrossar. Retire do fogo e junte a essência, misture e reserve.

Montagem: Em um refratário grande, faça uma camada com as fatias de panetone, sobre este espalhe o creme branco, salpique um pouco das frutas cristalizadas, uvas passas e ameixas picadas. Repita mais uma camada com as fatias de panetone e sobre esta espalhe o creme de chocolate. Salpique o restante das frutas cristalizadas, das uvas passas, das ameixas, os pedaços de chocolate e decorre com as cerejas. Leve à geladeira e sirva gelado




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;