Setecidades Titulo Tradição
Bruxas da região festejam o Halloween

Data é ‘importada’ da Europa e se popularizou nos Estados Unidos pelos doces e travessuras

Por Bruna de Grande e Renato Cunha
Especial para o Diário
31/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Hoje é comemorado o Haloween, festa que deriva de tradições druidas da Europa antiga e é comumente conhecida como Dia das Bruxas. Mas, segundo a reitora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxas, de Santo André, Tânia Gori, o termo não é bem empregado. “A etimologia da palavra não tem qualquer relação com as bruxas. Na cultura Celta, entre o pôr do sol do dia 31 de outubro e 1º de novembro, ocorria a noite sagrada. Ao longo do tempo, Hallow Evening foi se transformando em Hallowed eve, depois Hallowe’en, e finalmente Halloween”, explica.

A entidade completa hoje 18 anos de existência. Além da comemoração do aniversário e do Haloween, Tânia explica como a religião vê a data. “Segundo a tradição Celta, a passagem do dia 31 de outubro para 1º de novembro é nosso Ano-Novo, a renovação do caminho, momento de se encontrar com novos projetos, novos rumos.”

A arquiteta Kalinka Moya, 43 anos, é aluna da escola e relata que sempre gostou de bruxaria. “Gostava, mas nunca havia me envolvido. Aqui na escola é como se fosse um redescobrimento”, conta.

A instituição preparou festa em comemoração à data na Associação Atlética do Banco do Brasil, em São Bernardo. “Faremos celebração com 13 rituais, cada um com um talismã, para trazer boas energias no Ano-Novo”, diz Tânia.

SACI

Hoje também poderia ser comemorado o Dia do Saci. O projeto de lei 2762/2003, de autoria do deputado federal e atual ministro do Esporte, Aldo Rabelo, está arquivado desde 2007.

Sobre a homenagem ao personagem folclórico, Tânia explica que não tem porque brigar. “Acredito muito que deveríamos incluir e não excluir, temos que ter paz. Se seu coração pulsa o Halloween, comemore o Halloween, se seu coração pulsa o saci, celebre o saci, se seu coração pulsa os dois, faça da união da inclusão sua felicidade”, finaliza. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;