Política Titulo Sem problemas
Volpi coloca petista em seu primeiro escalão

Temístocles Cardoso Cristofaro assume Secretaria do Verde

Cynthia Tavares
Especial para o Diário
12/01/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


A Secretaria de Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico de Ribeirão Pires tem novo comandante. Temístocles Cardoso Cristofaro passa a integrar o primeiro escalão do prefeito Clóvis Volpi (PV).

Cristofaro é filiado ao Partido dos Trabalhadores de São Caetano. O engenheiro agrônomo chegou a trabalhar na Secretaria de Meio Ambiente durante gestão da ex-prefeita da Capital Marta Suplicy (PT) entre os anos 2001 e 2004. Nesse ano, atuava como diretor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana. Cristofaro também é funcionário de carreira da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

O chefe do Executivo minimizou a filiação partidária do colega. "Não tem problema algum. Isso não influencia em nada o trabalho dele como profissional. Ele foi indicação de algumas pessoas da região. Fiz uma pesquisa de campo", afirmou.

João Luiz de Santiago Filho deixa o cargo que ocupava desde agosto, quando se desligou da ouvidoria municipal. Santiago sucedeu Pedro do Carmo, o Pedrinho, que foi exonerado do posto.

O prefeito ressaltou que o ex-secretário não foi surpreendido. "Santiago sabia que era interino. Portanto, não foi pego de surpresa com esse anúncio".

Porém, nos bastidores, circula a informação de que Santiago e Volpi não estariam concordando em alguns posicionamentos. No Orçamento deste ano, o montante da Pasta foi reduzido em dois terços. Em 2010, a secretaria tinha R$ 10 milhões nos cofres. Neste ano, a verba disponível é de R$ 1,4 milhão.

Desde que assumiu a Prefeitura, em 2005, essa é a sexta mudança na secretaria, que chegou a ser extinta em 2006 para só então retornar em 2007. Para fundamentar mais uma troca, Volpi declarou que o comando da Pasta necessitava de um técnico. "Antes, os cargos eram todos políticos", constatou.

Entre os principais projetos que Cristofaro terá que agilizar está o plano diretor do munícipio. "Ele precisará fazer diagnósticos de algumas áreas da cidade, tocar a dicussão do plano diretor e entrar em contato com o governo estadual", disse Volpi. Em termos ambientais, o Executivo tem firmado diversas parcerias com o Estado, embalado, logicamente, pelo bom relacionamento do prefeito com os tucanos.

A nomeação do secretário deve ser publicada nos atos oficiais dos próximos dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;